O que é cocaína rosa? Substância teria sido encontrada em exame de Liam Payne
O uso de substâncias pode induzir a um estado de psicose, afirma o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento
Liam Payne morreu após cair da varanda de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, no dia 16 de outubro de 2024. Segundo o TMZ, resultados parciais de exames toxicológicos teriam apontado a presença de uma combinação de drogas sintéticas, incluindo a ’cocaína rosa’, no corpo do ex-vocalista da banda ‘One Direction’.
A substância conhecida como “cocaína rosa” é, na verdade, um coquetel de drogas sintéticas vendido em pó, e nem sempre contém cocaína.
Geralmente, é composta por uma mistura de outras substâncias, como MDMA (ecstasy), que tem efeitos estimulantes e psicodélicos, cetamina, um anestésico com propriedades sedativas e alucinógenas, e 2C-B, uma droga psicodélica que também pode agir como estimulante. A cor vibrante, rosa, vem da adição de corante alimentício às substâncias.
Segundo o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, é impossível prever como a “cocaína rosa” pode afetar o corpo, já que sua composição e intensidade podem variar, o que torna os efeitos imprevisíveis.
“Os efeitos do uso dessas drogas podem variar de pessoa para pessoa, dependendo da combinação das substâncias. Em alguns casos, podem surgir sintomas como sonolência, alívio da dor e a liberação de substâncias químicas no cérebro, como serotonina e dopamina, que causam a sensação de bem-estar”, explicou.
A questão abriu hipóteses para a morte do artista, incluindo a chamada “psicose tóxica”, que, de acordo com especialista, pode afetar a atenção e memória em casos mais graves.
“Psicose tóxica é um distúrbio causado pelo uso de drogas ou álcool que faz com que a pessoa perca o contato com a realidade. Durante a crise, podem surgir alucinações, delírios e confusão mental”, pontuou.