Olhando para o aumento da expectativa de vida nos últimos anos, não parece mais um sonho pensar em ultrapassar os 100 anos. No Brasil, em 1960 a expectativa de vida era de 54,69 anos. Atualmente, quem nasce no país tem expectativa de vida de 73,62 anos. Será que podemos controlar o envelhecimento?
Técnicas avançadas da medicina demonstram que cientistas estão chegando cada vez mais perto de retardar o processo da velhice, além de poder curar, tratar ou prevenir toda e qualquer doença.
Recentemente, uma pesquisa publicada por cientistas do Instituto Salk (EUA) na prestigiosa revista Cell mostrou que o envelhecimento não é um fenômeno necessariamente irreversível, mas um fenômeno biológico controlável.
Os cientistas anunciaram terem conseguido reverter as marcas da passagem do tempo no organismo de camundongos com uma rara doença genética que faz eles envelhecerem, e morrerem, precocemente, aumentando sua longevidade em 30%, numa descoberta que abre caminho para o desenvolvimento de possíveis terapias de rejuvenescimento aplicáveis em humanos.