Veículo elétrico com design inspirado no Panda pode custar mais barato que o Renault Kwid E-Tech. Saiba mais.
A Fiat, subsidiária da gigante fabricante de veículos Stellantis, tem planos ousados para aumentar sua presença no mercado de elétricos. A ideia da marca é lançar um novo carro elétrico popular com design e mecânica inspirados no Panda, icônico modelo considerado “primo” do Uno.
A ideia é motivada pela tendência mundial dos consumidores de buscar por opções de elétricos cada vez menores e mais baratos.
O futuro novo modelo da Fiat pode chegar ao mercado custando menos de 25 mil euros (cerca de R$ 134 mil), podendo bater de frente com o Dacia Spring, que no Brasil leva o nome de Renault Kwid E-Tech. Outros rivais serão o compacto BYD Dolphin e outros EVs chineses de entrada.
Segundo o CEO da marca italiana, Olivier Francois, o Fiat Panda elétrico deve ser lançado em meados de julho de 2024, sendo ele o resultado de uma demanda do mercado elétrico por inovação e preços mais acessíveis. Entretanto, ainda não se sabe se ele chegará a outros países fora da Europa, como o Brasil.
Eletrificação do C3
Também focada em ampliar seu leque de opções de EVs de entrada, a Stellantis apostará na eletrificação do Citroën C3, que se chamará e-C3. No entanto, o modelo deve chegar ao mercado ao menos seis meses antes do futuro Fiat Panda.
Os preços do C3 elétrico ficarão em torno de 25 mil euros, inaugurando uma nova era de EVs mais acessíveis. Além disso, é possível que os carros das suas marcas, que são da Stellantis, tenham semelhanças.
“É muito provável que haja sinergias”, antecipou o CEO da marca italiana.