NotíciasTecnologia e Ciência

Núcleo da Terra sofre desaceleração e pessoas no mundo inteiro serão afetadas

Recentemente, cientistas da Universidade do Sul da Califórnia (USC) descobriram que o núcleo interno da Terra está passando por uma desaceleração e uma mudança de forma. Esta pesquisa, publicada na revista Nature Geoscience, revela que essas transformações podem ter consequências significativas para a duração dos dias, o clima e a vida na superfície do planeta.

O que está acontecendo?

O núcleo interno, localizado a cerca de 5.100 km da superfície, é composto por uma mistura de metais sólidos, como ferro e níquel. Até agora, acreditava-se que essa parte do núcleo fosse uma esfera sólida, mas a nova pesquisa sugere que essa estrutura é mais complexa. O estudo foi motivado pela intenção de mapear a desaceleração do núcleo, mas os pesquisadores acabaram descobrindo que ele não é totalmente sólido, como se pensava anteriormente.

Os cientistas utilizaram dados de ondas sísmicas de 121 terremotos registrados entre 1991 e 2024 nas Ilhas Sandwich do Sul, na Antártida. Essas ondas foram analisadas em locais como Fairbanks, no Alasca, e Yellowknife, no Canadá. Durante a análise, notou-se que as ondas sísmicas apresentavam características incomuns, indicando uma atividade física adicional no núcleo interno.

Deformação do núcleo

Os pesquisadores observaram que entre 2004 e 2008, as ondas sísmicas começaram a penetrar no núcleo interno, levando à conclusão de que sua superfície estava passando por uma “deformação viscosa”. Essa deformação é resultado da interação entre o núcleo interno e o externo, que é líquido e turbulento. John Vidale, autor principal do estudo, destacou que essa é a primeira vez que se observa essa interação em uma escala de tempo humano.