Uma câmera fotográfica que não usa lentes, e gera suas imagens a partir de dados de localização e inteligência artificial, foi apresentada no início da semana por um artista holandês chamado Bjørn Karmann. Batizada de Paragraphica, trata-se provavelmente da primeira câmera não óptica da História.
Isso porque, em vez de utilizar a luz para sensibilizar um quadro de filme ou um sensor digital, o dispositivo se alimenta apenas de dados de localização e IA. No corpo da câmera, o visor não mostra imagens, mas sim detalhes da descrição em tempo real da posição atual. Quando o obturador é acionado, ela cria uma representação cintilográfica da descrição.
Finalmente, três mostradores físicos permitem controlar os dados e os parâmetros de IA para calibrar e “focar” a foto como ocorre nas câmeras tradicionais. Na verdade, esse tipo de operação dispensaria até mesmo a existência do hardware bizarro, porém o design retrô, além de divertido, nos coloca diretamente em algum episódio de Jornada nas Estrelas.
Como funciona a câmera de IA Paragraphica?