Neymar pode voltar em 2024? Veja a expectativa e os planos da Seleção para o atacante
Médico Rodrigo Lasmar avaliará camisa 10 in loco na Arábia Saudita ainda no mês de outubro
A seleção brasileira se cerca de cuidados e evita criar expectativas excessivas. Mas sim, há esperanças — ainda que remotas — nos bastidores da CBF de que Neymar possa ser convocado ainda em 2024.
O atacante está em fase final de recuperação de uma grave lesão no joelho esquerdo que o deixa fora dos gramados há quase um ano exato.
Por isso, a CBF trata o retorno de Neymar com toda a cautela possível. Até porque o brasileiro ainda não voltou a atuar pelo Al Hilal.
Conforme apurado pela Trivela, o médico Rodrigo Lasmar viajará à Arábia Saudita ainda no mês de outubro para fazer uma avaliação in loco do atacante e ter um diagnóstico mais preciso sobre a sua recuperação.
Neymar pode voltar ainda em 2024?
Em entrevista recente, o técnico do Al Hilal, Jorge Jesus, afirmou que a expectativa do clube é de que o camisa 10 retorne apenas em janeiro.
Tanto que ele sequer está inscrito na Liga Saudita até o final deste ano.
Mas a Trivela apurou que há, sim, uma previsão de que Neymar tenha condições e volte a atuar ainda em 2024. O relato é de que ele pode retornar entre o final de outubro e os primeiros dias de novembro.
A possibilidade de o atacante jogar existe, porque ele está à disposição para a Champions League da Ásia.
Neste cenário, há três partidas em que o atacante pode atuar até o fim do ano.
O calendário da competição continental para o Al Hilal prevê jogos contra Al Ain (em 21 de outubro), Al-Saad (em 4 de novembro) e Al-Gharafa (em 3 de dezembro) até o final do ano.
E o retorno à Seleção?
Neymar pode até retornar aos gramados ainda em 2024, mas a sua convocação na próxima Data Fifa não é garantida. Isso, mesmo que Dorival Júnior o enxergue como referência de sua equipe.
A avaliação é de que talvez não valha a pena correr o risco de convocar Neymar na próxima lista com o jogador ainda buscando a melhor forma física e ritmo de jogo em seu retorno aos gramados.
A Seleção conta — e muito — com Neymar. Mas ao mesmo tempo, há o entendimento nos bastidores de que ele não é tão “necessário” para a Data Fifa de novembro. E sim para o futuro até a Copa de 2026.
Relembre a lesão de Neymar
No dia 17 de outubro do ano passado, Neymar estava a serviço da seleção brasileira quando se machucou. À época, o camisa 10 rompeu o ligamento cruzado anterior e do menisco na derrota para o Uruguai por 2 a 0, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo 2026.
Como consequência, Neymar precisou passar por cirurgia e não voltou aos gramados desde então.
Com uma vitória tão necessária contra o Chile, o Brasil sobe uma posição na tabela. A Seleção ocupa a quarta colocação nas Eliminatórias, com 13 pontos.
O próximo jogo do Brasil
A Seleção volta a campo para enfrentar a pior equipe das EliminatóriasBrasil x Peru — terça-feira, 15 de outubro, às 21h45 (horário de Brasília), no Estádio Mané Garrincha