Você já se perguntou quais ameaças estão escondidas no vasto cosmos que nos cerca? O universo terrestre é um lugar fascinante e cheio de maravilhas, mas também de perigos que podem colocar nossa existência em risco. Um dos perigos mais óbvios é o dos asteroides, aqueles enormes blocos de rocha e metal que orbitam o Sol e às vezes cruzam o caminho da Terra. Se um deles atingisse nosso planeta as consequências seriam catastróficas.
Outro perigo no universo terrestre são as explosões solares, ou seja, erupções violentas que ocorrem na superfície do sol e liberam enormes quantidades de energia e partículas carregadas. E há um terceiro perigo do universo para a Terra, os buracos negros, aqueles objetos misteriosos que têm uma gravidade tão forte que nem a luz consegue escapar deles. Ninguém fala dessa ameaça, achamos que é algo sem importância. Até agora.
Um Monstro Invisível Solto
Há um buraco negro “fugitivo” destruindo o universo e a NASA o chama de “monstro invisível à solta ” . O buraco negro supermassivo criou uma trilha de estrelas nunca antes vista deixando para trás uma “trilha” de 200.000 anos-luz de estrelas recém-nascidas com o dobro do diâmetro da Via Láctea. Ele está empurrando o gás à sua frente para criar a nova formação estelar em um corredor estreito, em vez de devorar as estrelas à sua frente.
“Há um monstro invisível à solta atravessando o espaço intergaláctico tão rápido que se estivesse em nosso sistema solar poderia viajar da Terra à Lua em 14 minutos”, escreveu a NASA em um comunicado . “O buraco negro está correndo rápido demais para tirar um tempo para um lanche.”
Supõe-se que a trilha tenha criado muitas novas estrelas já que tem cerca de metade do brilho de sua galáxia hospedeira. O “monstro invisível” fica bem no final da coluna de sua galáxia-mãe , com um “nó notavelmente brilhante” de oxigênio ionizado na ponta mais externa.
“Achamos que estamos vendo uma trilha atrás do buraco negro onde o gás está esfriando e é capaz de formar estrelas “, disse Pieter van Dokkum da Universidade de Yale . “Portanto, estamos vendo a formação de estrelas por trás do buraco negro. O que estamos vendo são as consequências. Como a esteira atrás de um navio, estamos vendo a esteira atrás do buraco negro.”
Os cientistas acreditam que o gás está sendo chocado e aquecido pelo movimento do buraco negro ou um disco de acreção ao redor do buraco negro está causando radiação.
“O gás à sua frente é chocado por esse impacto supersônico de altíssima velocidade do buraco negro que se move através do gás”, continua van Dokkum. “Como exatamente isso funciona não é realmente conhecido.”
A NASA disse que nada como já havia sido visto antes e o Telescópio Espacial Hubble capturou o raro avistamento acidentalmente. Van Dokkum estava procurando por aglomerados globulares de estrelas em uma galáxia anã próxima quando viu o buraco negro. Ele descreveu a trilha estelar como “bastante incrível, muito, muito brilhante e muito incomum”.
“É puro acaso que nos deparamos com isso ”, enfatizou van Dokkum. “Eu estava escaneando a imagem do Hubble e notei que temos um pequeno traço. Imediatamente pensei: ‘Oh, um raio cósmico atingindo o detector da câmera e causando um artefato de imagem linear’. Quando removemos os raios cósmicos percebemos que ainda estava lá. Foi como nada que já vimos antes.”
Para descobrir exatamente o que era essa imagem estranha que eles estavam vendo van Dokkum e sua equipe fizeram espectroscopia de acompanhamento com os Observatórios WM Keck no Havaí, onde finalmente concluíram que estavam vendo as consequências de um buraco negro acelerando pela galáxia . O buraco negro, que pesa até 20 milhões de sóis é provavelmente causado por um raro e bizarro jogo de bilhar galáctico entre três enormes buracos negros, múltiplas colisões de buracos negros supermassivos.
Os astrônomos acreditam que o buraco negro fugitivo foi liberado depois que duas galáxias se fundiram há cerca de 50 milhões de anos, reunindo dois buracos negros supermassivos em seus centros . Então uma terceira galáxia surgiu com seu próprio buraco negro supermassivo e as três se combinaram para formar uma configuração caótica e instável. Os pesquisadores acreditam que um dos buracos negros ganhou impulso dos outros dois e escapou de sua galáxia hospedeira, enquanto os outros dois decolaram na direção oposta.
Os cientistas disseram que o próximo passo é confirmar a explicação por trás do buraco negro usando o Telescópio Espacial James Webb e o Observatório de Raios-X Chandra para observações de acompanhamento. O que eles não nos contaram é a ameaça que esse “monstro invisível” representa para a Terra . Talvez possa nos aniquilar a qualquer momento e não sabemos.
Você acha que esse monstro invisível vai se aproximar da Terra?