DicasSaúde
0

NÃO se deve requentar o arroz e outros alimentos; isso pode oferecer riscos para sua saúde

Alguns alimentos não devem ser requentados, pois podem causar intoxicação alimentar. Neste artigo, mais detalhes sobre o assunto são divulgados.

Sabemos que nos dias atuais não é uma tarefa fácil estar sempre cozinhando e comendo refeições frescas. Muitas vezes, o que uma boa parte das pessoas acaba fazendo é cozinhar em grandes proporções, armazenar os restos e ir comendo com o decorrer da semana.

Mas será que requentar a comida pode oferecer algum risco para sua saúde? De acordo com Gisele Pontaroli Raymundo, nutricionista e professora de nutrição da PUC-PR, o principal problema é a forma como o alimento foi armazenado até ser requentado.

Dependendo da forma que o alimento foi preparado e armazenado, ele pode se tornar mais provável à proliferação de micro-organismos que podem causar intoxicação alimentar.

Se trata de problema bastante comum e que pode causar diversos sintomas nada agradáveis, como diarreia, cólica, gases e vômito.

“De forma geral, os alimentos não podem ficar sem refrigeração adequada. Outro ponto é a diminuição do valor nutricional, que se perde quando o alimento é aquecido por muitas vezes”, contou ela.Confira abaixo alguns alimentos que não devem ser requentados:

Arroz: a situação é perigosa quando esse grão não foi cozido integralmente, e com isso, alguns permaneceram crus. Isso, associado a uma temperatura morna, pode aumentar o risco de uma bactéria que causa intoxicação se proliferar.

Ovos: o consumo deve ser imediato após o preparo.

Carnes e frutos do mar; Espinafre cozido e beterraba; preparos que envolvam cebola, tomate ou pimentões.