DicasNotícias
0

Não se culpe por ter guardado cebola errado a vida toda; o jeito certo é esse

As cebolas podem durar meses quando são armazenadas em determinados lugares na sua cozinha, portanto, veja algumas práticas para preservar esse alimento.

A cebola é um vegetal presente em quase todas as culinárias do mundo, devido à sua facilidade de cultivo. Portanto, é um dos temperos mais usados na cozinha brasileira, associado ao alho. Independente do preparo, o seu sabor potencializa as características de outros ingredientes. Estas são algumas formas de guardar as cebolas que você comprou sem elas estragarem rapidamente.

Como armazenar as cebolas para que elas possam durar meses

1. Use o saquinho de malha de alguns supermercados

Alguns supermercados e feiras vendem os produtos em um saquinho de malha que pode ser reaproveitado. Use esse material para manter as suas cebolas frescas por mais tempo e tornar o consumo mais prático e sustentável. Conforme você faz compras, guarde essas embalagens no intuito de armazenar outros alimentos.

2. Deixe as cebolas envolvidas em meia-calças de renda

Corte uma meia-calça de renda nova e envolva individualmente em cada cebola, retardando a sua oxidação. Esse processo interrompe um pouco a decomposição das raízes, desde que a casca esteja em bom estado de conservação.

3. Mantenha a cebola longe de frutas e vegetais

As frutas e demais vegetais produzem gases que aceleram a ação dos óxidos que deixam as cebolas murchas. Sendo assim, deixe-as em um local bem distante de legumes que amadurecem rápido. Você vai perceber que as manchas que acabam surgindo em poucos dias, vão demorar para aparecer novamente.

4. Pendure sacos plásticos em um suporte vertical

Sabe aquelas sacolinhas do mercado? É possível colocar o vegetal nelas e pendurar em um suporte vertical. Essa técnica reduz o contato com outras superfícies, que estimula o surgimento de machucados e contaminação.

5. Escolha um local seco, sem sol e bem ventilado

Evite a umidade a todo custo, incluindo a geladeira, para reduzir o risco de infecções pelo acúmulo de bactérias e demais germes. Priorize ambientes secos, sem sol e bem ventilados, porque essa atitude também combate os fungos. Isso garante que você não tenha que jogar as cebolas pelo mofo.