Dicas
0

Não se assuste ao saber por quanto tempo sua comida aguenta na geladeira

A maioria das pessoas já guardou pelo uma vez a comida na geladeira, buscando preservar seu frescor, mas por até quantos dias os alimentos resistem?

Uma dúvida frequente quando se trata do armazenamento de marmitas e ingredientes manipulados, é o período máximo de refrigeração. Logo, é comum se perguntar sobre a possibilidade de guardar uma salada por vários dias.

Essa preocupação considera a saúde das pessoas, afinal, consumir produtos fora da validade pode causar intoxicação alimentar. Sendo assim, garanta que as suas refeições estejam sempre frescas e seguras, livre de contaminações.

Por quanto tempo a comida deve ficar na geladeira?

Cozinha está fedendo? Este botão secreto da geladeira vai te SALVAR

Para não correr o risco de intoxicação alimentar, saiba por até quanto tempo é possível manter certos alimentos conservando na geladeira.

Frutas, verduras e legumes

Enquanto não foram cortadas, as frutas, verduras e legumes precisam ficar fora do refrigerador, mas não se esqueça de observar o amadurecimento. A partir do momento em que a casca foi retirada ou sofreu algum dano, é preciso resfriar. Nesse sentido, deve permanecer por até 5 dias em um pote bem vedado.

Proteínas de origem animal

Os cortes bovinos, a carne de frango e qualquer proteína animal, devem ser armazenadas no congelador quando cruas. Em seguida, ao realizar o cozimento, o período de refrigeração ideal é de 3 dias. Contudo, molhos e condimentos podem acelerar o processo de desidratação, resultando em um cheiro azedo.

Alimentos industrializados

Já os alimentos industrializados apresentam informações de conservação na própria embalagem. Ainda assim, antes de adicionar determinado ingrediente em um preparo, observe a textura e os aromas. Logo, se houver algum sinal elevado de acidez, significa que o produto provavelmente começou a se decompor.

Marmitas e outros preparos

Apesar das pessoas usarem o congelamento de marmitas para ter uma vida mais saudável, as alterações de temperatura e a manipulação reduzem os nutrientes. Essa perda nutricional precisa ser considerada, então não faça deixe uma refeição pronta por mais de 15 dias refrigerada, evitando prejuízos nutricionais.

Ervas, sal e temperos desidratados

Todo tempero desidratado exige um ambiente seco e bem ventilado, ou seja, bem longe da geladeira. Quanto a esses insumos, o sal e algumas especiarias acabam perdendo suas principais qualidades ao absorver muita umidade.

Ovos, iogurte, leite e demais laticínios

Por fim, o iogurte e o leite têm uma durabilidade média de 3 dias, já os queijos e demais embutidos, esse prazo varia de 7 a 14 dias. Em relação aos ovos, é possível contar até duas semanas após a data de coleta na granja. Por fim, priorize recipientes de vidro e com tampa, pois o plástico elimina substâncias tóxicas.