DicasNotíciasSaúde
0

Não cometa o CRIME de guardar legumes em sacos plásticos na geladeira

Especialistas apontam os prejuízos desse mau hábito.

Existem alguns hábitos que passam de geração a geração. Não significam que são bons só porque aprendemos com nossos pais que, por sua vez, aprenderam com nossos avós. É mais cultural do que realmente saudável. Saiba por que não devemos guardar legumes em saco plástico.

Os especialistas reuniram em consenso alguns bons motivos para você não manter mais este mau hábito.

Por que não podemos guardar legumes nos sacos plásticos?

Para algumas pessoas, é muito comum chegar da feira ou do supermercado com os legumes frescos, lavá-los e, em seguida, armazená-los na geladeira dentro de sacos plásticos. A verdade é que esta conduta é mais prejudicial do que realmente boa.

Os especialistas levantaram motivos para mostrar o quanto o armazenamento dos legumes desse modo faz muito mal à saúde. Primeiramente, o plástico é um grande vilão.

O material impede a circulação de ar. Somado a isso, os legumes acumulam bastante água. Este ambiente é perfeito para que fungos e bactérias se reproduzam nos alimentos, levando ao apodrecimento deles. No final das contas, nem estarão bons para consumo.

O choque térmico também faz mal aos legumes, acelerando a sua decomposição. Após estarem à temperatura ambiente na feira ou refrigerado no mercado, eles precisam manter-se numa temperatura mais fria para a conservação dos seus nutrientes.

Caso sejam embalados em saco, estarão aquecidos mesmo num refrigerador, o que não é nada bom. Este choque faz mais mal aos legumes comprados na feira, justamente porque estiveram mais suscetíveis a calor excessivo.

Então, se não pode embalar, o que fazer?

Segundo os especialistas, o ideal é lavar e secar bem os legumes após comprá-los. Em seguida, não se acanhe em armazená-los na geladeira ou freezer sem qualquer tipo de embalagem. Só que cuidado: limpe bem os compartimentos destes eletrodomésticos antes de colocar os alimentos neles.

Enquanto for utilizando os legumes, armazene o que sobrar em recipientes plásticos ou de vidro. Fique atento para serem devidamente tampados.

Com estas medidas, sua saúde e seu bolso agradecem!