Notícias
0

Não 1, mas 300 milhões: Inteligência Artificial pode fazer empregos sumirem do mapa

Relatório mostra alguns dos possíveis impactos no futuro dos empregos. Veja as profissões com maiores riscos e suas expectativas.

O avanço da inteligência artificial, em especial da I.A generativa, capaz de produzir textos, músicas e imagens, é uma preocupação de várias pessoas ao redor do mundo. Ou seja, muitos temem perder os seus empregos com essa inovação.

Seguindo a mesma linha de preocupação, conforme o relatório do banco Goldman Sanchs, é previsto que 300 milhões de empregos podem ser afetados diretamente pela I.A generativa.

Quais são os números e expectativas em relação aos empregos?

A expectativa é de que ¼ dos postos de trabalho sejam automatizados em decorrência dos avanços tecnológicos da I.A. Além disso, foi descoberto que cerca de dois terços das ocupações dos Estados Unidos e na Europa estão expostas e podem ser diretamente afetadas.

Dessa forma, 7% dos empregos nos EUA poderiam ser substituídos pela I.A. Já 63% poderiam ser complementados e 30% poderiam não ser afetados.

Em especial, os países com maior desenvolvimento econômico seriam os primeiros a sentir o impacto no mercado de trabalho, em comparação com países emergentes.

Quais são os cargos com menores e maiores riscos?

Cargos de escritório e suporte administrativo são os com maiores riscos de substituição. Além disso, cargos jurídicos e cargos de arquitetura e engenharia também são citados.

Por outro lado, os trabalhos com menor exposição incluem limpeza, manutenção, instalação e reparo. Em suma, trabalho físico. Sobre a carga de trabalho dos trabalhos estadunidenses, 25% a 50% “pode ser substituída”.

“Se a IA generativa cumprir suas capacidades prometidas, o mercado de trabalho poderá enfrentar perturbação significativa”, foi dito.

Empregos: impacto econômico da I.A no mundo

Foi estimado que a IA generativa pode aumentar o crescimento anual da produtividade do trabalho nos Estados Unidos ao longo de um período de 10 anos após a adoção generalizada. Por fim, o PIB global pode ser alavancado em 7% ao ano, seguindo o mesmo período.

Exemplos de Inteligência Generativa

Como o nome indica, conseguem gerar por conta própria. A rapidez da geração é o que mais chama a atenção dos usuários. Em poucos minutos, um texto pode ser gerado e uma informação pode ser dada — apesar de estarem trabalhando ainda em uma maior precisão.

Por parte das imagens, basta o usuário inserir uma descrição que terá sua imagem gerada. Dessa forma, com cada vez mais detalhes aprimorados, usuários da Internet comentam que a semelhança com fotos reais é idêntica.