Notícias
0

Nadadora brasileira se pronuncia após expulsão das Olimpíadas

Ana Carolina foi retirada dos Jogos Olímpicos após ser acusada de ter agido com indisciplina

Após ser expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris acusada de cometer um ato de indisciplina, a nadadora brasileira Ana Carolina Vieira se pronunciou em suas redes sociais sobre o caso. Em um vídeo publicado neste domingo (28) no Instagram, a atleta disse que vai se defender das acusações que recebeu e provar que não teve má conduta.

– Não consegui contato com ninguém no momento em que saí da sala que me anunciaram que estava fora por má conduta. Graças a Deus vou provar que não tive má conduta nenhuma. A partir do momento que saí da sala, minha cara já estava em todas as páginas possíveis. Não consegui ter contato com ninguém, não consegui ficar sozinha – declarou.

Em seu pronunciamento, Ana Vieira também disse ter feito uma denúncia de assédio na Seleção, mas que não foi resolvida pelo Comitê Olímpico Brasileiro. A atleta não deu mais detalhes sobre a acusação.

– Ela [uma funcionária que a acompanhou após a expulsão] me mandou entrar em contato com os canais do COB. Como vou falar com o COB, sendo que já fiz uma denúncia e nada foi resolvido de assédio dentro da Seleção? (…). Prometo falar tudo, é isso. Estou bem, estou triste, nervosa, mas estou com o coração em paz – completou.

SOBRE A EXPULSÃO

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) expulsaram Ana da delegação brasileira na Olimpíada de Paris-2024 sob a acusação de que ela teria cometido “atos de indisciplina”.

Segundo o COB, Ana e o também nadador Gabriel Santos, que recebeu uma advertência, deixaram a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira (26), dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

– Além desse fato [deixar a vila], a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação – informou o comitê.

A brasileira disputou a prova de revezamento 4×100 metros livre e ainda entraria na raia para o 4×100, medley misto de natação, enquanto Gabriel Santos também esteve no revezamento 4x100m livre, prova na qual o Brasil não conseguiu a classificação para a final.

A atleta do Pinheiros, de 22 anos, foi medalhista de ouro no revezamento 4x100m livre misto e bronze no 4x100m livre nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no ano passado. Ela também esteve nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires-2018, no qual faturou a prata tanto no 4x100m livre quanto no 4x100m livre misto.

CONFUSÃO NO PASSADO

Esta não foi a primeira vez que Ana Carolina Vieira se envolveu em confusão durante uma competição. Em junho do ano passado, ela chegou às vias de fato com a também nadadora Jhennifer Alves durante o Troféu Brasil de natação, disputado no Recife.

Jhennifer, que havia conquistado a medalha de ouro nos 100m peito, prova na qual Ana Carolina foi bronze, teria trocado provocações com a companheira de profissão, que, segundo os relatos, a agrediu na sequência. Após trocarem tapas e arranhões, elas registraram o caso na delegacia de Boa Viagem.

Na ocasião, as atletas acabaram não sendo punidas pela organização do Troféu Brasil.