Mosca na sopa: é seguro comer após o inseto pousar na comida?
Especialistas afirmam que dependendo da quantidade e o tempo que ele ficar em contato com o alimento, pode ser consumido
Depois de preparar a comida é normal e natural a visita de algumas moscas na cozinha ou até mesmo na sala durante as refeições. Elas gostam de sobrevoar os pratos e em alguns casos até pousar em cima deles, mas esse breve pouso é capaz de contaminar a comida e fazer mal à saúde das pessoas?
Segundo cientistas, de um modo geral, o risco de adoecer é relativamente baixo, mas há alguns fatores a serem considerados, como por exemplo o tempo que as moscas permanecem sob a comida e a quantidade delas.
Se elas ficarem durante horas em cima da comida e uma quantidade grande, é melhor jogar a comida fora, porém se uma ficar por poucos segundos, especialistas garantem que não há maiores riscos, apesar de ainda ser nojento. Isso porque esses bichos vomitam na comida quando pousam nela.
Como as moscas não têm dentes e mandíbulas para mastigar a comida, elas cospem um pouco de saliva rica em enzimas para dissolver parcialmente a comida e sugá-la pela boca em forma de focinho. Eles passam a maior parte de suas curtas vidas se alimentando de material orgânico em decomposição, que inclui vegetação podre, carne crua e fezes.
Estima-se que as moscas abriguem cerca de 130 patógenos, incluindo fungos, vírus, parasitas e bactérias, como Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Bacillus subtilis.
Esses germes estão associados a intoxicação alimentar, vômito, náuseas, dor de estômago, diarreia e febre. Em partes do mundo onde as doenças tropicais são mais prolíficas, é bom observar que o nível de ameaça é maior. As moscas domésticas podem abrigar patógenos de dejetos humanos e transmitir doenças mais mortais, como cólera e shigelose, um tipo de disenteria, por vários dias.