Morre Margarita Sansone, 79 anos, primeira-dama de Curitiba
Rafael Greca usou suas redes sociais para confirmar a morte de sua esposa
Morreu nesta terça-feira (20) a primeira-dama de Curitiba, Margarita Pericás Sansone, 79 anos, esposa do prefeito Rafael Greca (PSD). A causa da morte não foi revelada até o fechamento desta reportagem.
– Com profundo pesar e meu coração curitibano dilacerado, cumpro o doloroso dever de comunicar a passagem de minha amada Margarita Elisabeth Pericás Sansone de Macedo. Que os Anjos e os Santos a acompanhem com cânticos de glória até a cidade Santa de Jerusalém. Que o bem infinito que ela desejou aos Curitibinhas, suas famílias e, principalmente, aos mais vulneráveis seja o tom dessa sua despedida. Viverá para sempre em mim e em todos que a amam – escreveu o prefeito.
Na última sexta (16) ele informou nas redes que ela estava internada em estado grave no Hospital Marcelino Champagnat, localizado na capital paranaense, sem dar detalhes do problema de saúde.
Margarita tem em seu currículo uma trajetória em defesa dos mais pobres, sempre trabalhando na assistência social da cidade. Foi ela que, em 1993, durante o primeiro mandato de Greca, criou a Fundação de Ação Social (FAS) para implementar políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Ela também foi a responsável por implementar o primeiro restaurante popular do Brasil, com refeições a preço simbólico de R$ 1. Outros programas sociais pioneiros foram criados sob sua coordenação, como o “Vale Vovó”, que distribuía cestas básicas para idosos em extrema pobreza.
O velório está programado para quarta-feira (21), às 10h, no Memorial de Curitiba. Às 15h, será realizada uma missa de despedida, e logo após, Margarita será sepultada no Cemitério Municipal São Francisco de Paula.