Morre Juan Izquierdo, zagueiro do Nacional-URU
O jogador estava hospitalizado desde a última quinta-feira (22)
O jogador Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, faleceu na noite desta terça-feira (27), conforme comunicado pelo Nacional, clube de futebol ao qual ele pertencia. O zagueiro estava internado desde 22 de agosto de 2024 no Hospital Albert Einstein. Ele desmaiou durante uma bola parada no jogo contra o São Paulo e teve que ser levado de ambulância do Estádio MorumBIS.
Homenagens
“Com a mais profunda dor e impacto em nossos corações, o Club Nacional de Football comunica o falecimento do nosso querido jogador Juan Izquierdo. Expressamos nossas mais sinceras condolências a sua família, amigos e colegas. Todo o Nacional está de luto por sua perda irreparável. Descanse em paz. Juan estará para sempre conosco”, diz a nota do clube.
O São Paulo Futebol Clube emitiu uma homenagem por meio de suas redes: “Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do @Nacional . Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan.”
No primeiro boletim divulgado pela unidade, o jogador deu entrada com uma parada cardíaca, inicialmente indeterminada, secundária a uma arritmia. Segundo o boletim, o hospital realizou “manobras de ressuscitação cardiopulmonar, incluindo procedimento de desfibrilação, tendo o paciente retornado à circulação espontânea.”
No domingo (25), o quadro de saúde do uruguaio registrou uma piora. Um novo boletim médico informou que, após exames, a avaliação mostrou uma “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana.”
O hospital também afirmou que o jogador seguia “sob cuidados intensivos neurológicos” e dependia de “ventilação mecânica.”
Confira nota de pesar do hospital:
“O Hospital Israelita Albert Einstein informa, com pesar, o falecimento do Sr. Juan Manuel Izquierdo, ocorrido nesta terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, em decorrência de morte encefálica após uma parada cardiorrespiratória associada à arritmia cardíaca.”
Ele deixa a esposa, uma filha de dois anos e um filho de dez dias de vida.
A carreira como jogador
Izquierdo iniciou sua carreira profissional no Cerro, estreando em 2018 na Copa Sul-Americana e rapidamente se destacando. Em 2019, transferiu-se para o Peñarol, mas teve poucas oportunidades. Em seguida, jogou pelo Montevidéu Wanderers, onde marcou seus primeiros gols importantes.
Em 2021, Izquierdo se aventurou no futebol internacional ao se juntar ao Atlético San Luis, no México. No entanto, após apenas quatro jogos e problemas com a torcida, retornou ao Uruguai, passando por clubes como o Nacional e o Liverpool, onde conquistou títulos e marcou gols decisivos.