Artista participou de diversas novelas e deu o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira
O ator Jorge Coutinho, de 89 anos, morreu neste sábado (23.set), no Rio de Janeiro. O artista deu o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira, em 1968, na novela Passos dos Ventos.
Coutinho participou de diversas novelas da TV Globo, como Roque Santeiro (1985) e Por Amor (1997). Seu último trabalho na televisão foi em 2011, em A Vida da Gente.
A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (Sated-RJ). Ele era presidente da entidade desde 2004.
“Seu ideal era levar cultura e teatro aos centros mais pobres. Entrou para o movimento do Cinema Novo e para o Grupo Opinião. Seguiu com uma carreira brilhante e consolidada como ator. Sempre engajando politicamente e lutando pelos direitos dos negros e dos artistas, em 2004 foi eleito presidente do Sated Rj. Descanse em paz querido amigo!”, diz a nota.
Beijo inter-racial
Jorge Coutinho protagonizou, junto com a atriz Djenane Machado, o primeiro beijo inter-racial da TV brasileira. Foi em 1968, na novela Passos dos Ventos, da escritora Janete Clair.
Na época, o público conservador não gostou do romance entre Hannah e Bienaimé. Cartas desaforadas de racistas inconformados foram enviadas para a TV Globo.
A história do mordomo negro de uma família rica, Bienaimé, que se apaixonou pela filha de sua patroa, Hannah, foi modificada por causa das reclamações dos telespectadores.
O rumo dos personagens acabou sendo alterado e, no decorrer da história, o personagem interpretado por Coutinho se envolve com Tiana, papel da atriz negra Alzita Nascimento.