Você já pensou em deixar uma moeda no congelador quando sai de casa? Pois saiba que isso pode salvar sua comida. Entenda como.
Existem pessoas supersticiosas ou com algumas manias, como a de checar as janelas e as portas um determinado número de vezes antes de sair, jogar sal por cima do ombro, bater na madeira três vezes ou qualquer outro costume adquirido no decorrer da vida.
No entanto, uma nova — e bastante inusitada, à primeira vista — prática está ganhando cada vez mais espaço entre as pessoas: a de colocar uma moeda no congelador quando for se ausentar de casa por longos períodos. O motivo vai te surpreender.
Por que deixar uma moeda no congelador quando for viajar?
O motivo é bem mais simples e lógico do que pode parecer inicialmente. Sua geladeira pode descongelar enquanto você está ausente, por quedas de energia ou mau funcionamento do sistema de refrigeração. Caso isso aconteça, seus alimentos podem descongelar, comprometendo a segurança e a qualidade da comida.
Ao colocar uma moeda no congelador antes de sair, caso sua geladeira descongele parcial ou até mesmo totalmente, a moeda irá estar em outro lugar, diferente daquele posicionado anteriormente. Isso deve ser usado como um indicador de que os alimentos foram possivelmente comprometidos.
Caso tenham sido descongelados, os alimentos correm maior risco de intoxicações alimentares e infecções, derivadas da proliferação de bactérias, que por sua vez podem ser causadas pelo aumento da temperatura, caso o congelador tenha passado por problemas.
Como usar o truque da moeda
Para verificar se seu congelador manteve os alimentos seguros e devidamente resfriados, basta encher com água um recipiente capaz de suportar altas temperaturas sem ser danificado e colocar uma moeda de R$ 1, por exemplo. Confira a posição da moeda antes de ficar fora de casa.
Quando retornar, caso a moeda esteja no mesmo local, é um sinal de que nada descongelou e que seus alimentos permanecem seguros para consumo. No entanto, caso a moeda tenha se movido, é preciso conferir muito bem os alimentos antes de utilizá-los, já que podem ter sido prejudicados com o descongelamento.
Simples e bastante funcional, não?