BrasilCuriosidadesGoverno FederalPolítica

Moção de repúdio: Cidade declara Lula persona non grata

Decisão contra o petista aconteceu em Itajaí

Em Santa Catarina, a Câmara de Itajaí aprovou uma moção de repúdio contra Lula (PT), declarando o petista “persona non grata”. A moção de repúdio ao presidente da República foi aprovada, na última terça-feira (1º), por 11 votos favoráveis e somente um contrário.

O autor da moção de nº 7/2025 é o vereador Victor Nascimento (PL). Entre os motivos está a retirada da gestão e autoridade portuária municipal, o descaso com a sociedade itajaiense e o desrespeito ao governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Melo (PL).

– A retirada do porto da gestão municipal foi um ato de revanche política em face da vitória da Direita. O Porto de Itajaí foi o único no país com a gestão municipalizada, desde a década de 1990, trata-se de um convênio que rendeu diversos frutos para o Município, a gestão foi passada para a Autoridade Portuária de Santos (APS), ou seja, um concorrente direto aos interesses locais – diz o texto.

O documento também repudia o “apoio a ditadores e grupos terroristas, política cambial, descontrole das contas públicas, alta de inflação e perda do poder de compra”, traz o documento.

O texto diz ainda que “Itajaí não compactua com aqueles que apoiam ditadores como o presidente da Venezuela, presidente de Cuba, presidente da Nicarágua, líderes da República Democrática do Congo, Etiópia e outros”. As informações são do portal ND+.