Receitas

Meu molho de tomate caseiro fica melhor que o pronto depois que eu aprendi a temperar do jeito certo! 

Fazer um bom molho de tomate caseiro é muito mais fácil do que você imagina e eu vou te ensinar agora!

O molho de tomate é um clássico da culinária muito versátil. É com ele que conseguimos fazer pratos tradicionais como a pizza, o cachorro-quente, o macarrão ao molho sugo e muito mais. No entanto, apesar de ser tão comum nas nossas vidas, é comum que as pessoas não saibam como prepará-lo corretamente em casa. Para ajudar, eu vou te ensinar algumas dicas de como temperar molho de tomate caseiro que eu aprendi com meu amigo chef de cozinha. Confira!

Como temperar o molho de tomate para deixá-lo saboroso

Muitas pessoas têm dificuldade de temperar o molho de tomate caseiro para deixá-lo mais saboroso e menos sem graça, mas é muito mais simples do que você imagina. A verdade é que não se pode ter medo de usar os temperos que tem à disposição, e lembrar de ir provando a cada novo ingrediente adicionado.

1) Acrescente outros vegetais

Para fazer um bom molho de tomate, você precisa primeiro assá-lo ou cozinhá-lo na panela antes de bater. Seja no forno ou no fogão, o ideal é cozinhar os tomates juntamente com ingredientes como alho, cebola, cenoura e até salsão. Dessa forma, você consegue alcançar um sabor muito mais complexo e completo para o seu molho. Depois, é só bater tudo junto.

Caso você use tomates pelados, extrato ou passata de tomate, o processo pode ser o mesmo, mas talvez não haja necessidade de bater depois de refogado.

2) Não tenha medo de inovar nos temperos

O sal e a pimenta-do-reino são clássicos no preparo da maioria das receitas, mas você pode ir além no preparo do molho de tomate e não ter medo de experimentar com outros temperos que você tenha a sua disposição, como açafrão, curry, páprica, cominho, gengibre em pó.

3) Invista em ervas aromáticas

As ervas, sejam frescas ou secas, também dão aquele toque de molho bem temperado. E nada de achar que estamos falando só de manjericão e orégano, viu? Você pode inovar no uso com tomilho, alecrim, salsinha, cebolinha e louro. Aliás, o louro é excelente para colocar em muitos preparos diferentes, já que ele ressalta o sabor dos outros ingredientes.

Usando essas dicas, eu tenho certeza que o seu molho de tomate ficará ainda mais gostoso e você nunca mais vai querer comprar pronto!