Notícias

Mais um asteroide foi descoberto horas antes de se chocar com a Terra

O asteroide 2024 UQ atingiu a Terra em outubro, e o mais interessante é que o impacto ocorreu poucas horas antes de o objeto ser detectado por sistemas de monitoramento. Mas pode ficar tranquilo, pois ele media cerca de 1 metro de diâmetro, ou seja, era pequeno demais para colocar nosso planeta em risco.

Esta rocha espacial foi identificada em 22 de outubro pelos telescópios do levantamento ATLAS (sigla de”Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System”). Duas horas depois, o asteroide colidiu com a atmosfera da Terra, sendo queimado em um ponto perto da Califórnia, nos Estados Unidos, sobre o Pacífico.

Com o intervalo curto, o objeto acabou considerado um “impactador iminente”. A janela curta entre a detecção e o impacto significa que os sistemas de monitoramento da Agência Espacial Europeia (ESA) só receberam dados de rastreamento do asteroide após o impacto acontecer.

Segundo a ESA, as imagens coletadas pelo ATLAS continham a detecção de um pequeno objeto em rota de alta probabilidade de colisão. “No entanto, devido à localização do objeto perto da borda de dois campos adjacentes, o candidato foi reconhecido como um objeto em movimento apenas algumas horas depois”, escreveu a ESA em um boletim informativo.

Quando os dados chegaram aos sistemas de monitoramento, o impacto já havia acontecido. Ainda de acordo com a ESA, alguns satélites da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica de fato chegaram a detectaram algumas emissões luminosas. No fim, os flashes foram suficientes para confirmar o impacto e a trajetória do 2024 UQ.

A ESA considera este o terceiro asteroide do tipo impactador iminente neste ano — os outros dois foram descobertos em janeiro e setembro, e explodiram sobre Berlim e as Filipinas, respectivamente.