Lula retira oficialmente embaixador brasileiro de Israel
Federico Meyer será transferido para Genebra, na Suíça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retirou oficialmente o embaixador brasileiro em Israel, em decisão publicada no diário oficial na manhã desta quarta-feira (29). Federico Meyer estava no cargo desde maio de 2023.
O embaixador será transferido para Genebra, na Suíça, onde assumirá a missão permanente chamada “Conferência do Desarmamento”.
Meyer retornou para Israel na última sexta-feira (24), após ficar quase três meses fora. Ele foi chamado em fevereiro ao Museu do Holocausto pelo ministro das Relações Exteriores israelense, Israel Katz, em repreensão à fala de Lula em que o presidente comparou à ofensiva de Benjamin Netanyahu às ações de Hitler contra os judeus. Lula foi chamado de “persona non grata”.
O Brasil então anunciou a retirada do embaixador brasileiro de Israel, considerando “inaceitável” o comportamento do chanceler.
Na última segunda-feira (27), o Itamaraty divulgou uma nota em que condena os recentes ataques de Israel em Rafah, cidade ao sul da Faixa de Gaza, que matou dezenas de civis.
“Essa nova tragédia demonstra o efeito devastador sobre civis de qualquer ação militar israelense em Rafah, conforme manifestações e apelos unânimes da comunidade internacional, e diante dos deslocamentos forçados por Israel, que concentraram centenas de milhares de refugiados, em condições de absoluta precariedade, naquela localidade”, afirmou a nota.