Academia Brasileira de Letras incorporou vocábulo que já é parte da rotina dos brasileiros há muito tempo.
A Língua Portuguesa é uma língua viva. Sendo assim, é passível de mudanças o tempo todo. Dentre estas alterações, estão o acréscimo de uma ou outra nova palavra nos dicionários oficiais do idioma. Foi o que aconteceu no mês de novembro.
A Academia Brasileira de Letras (ABL), na última semana, anunciou que reconheceu um novo vocábulo para o Português. O curioso, no entanto, é que a palavra já é do conhecimento de muitos brasileiros e não tem nada de inédita para muita gente – só é estrangeira.
Conforme publicado nas redes sociais da ABL, a partir de então, “logar” é parte do léxico da Língua Português.
Nova palavra: o que significa “logar”?
“Logar” é fazer o ato de “login” em uma rede social ou e-mail.
No entanto, conforme pontuado pela Academia Brasileira de Letras, o significado oficial do vocábulo é:”obter acesso a um site programa de computador, sistema operacional ou rede por meio de processo de identificação eletrônica em geral, digitando o nome de usuário e senha pessoal em campo próprio”.
Agora, podemos dizer que “fazer login” não é mais um estrangeirismo na nossa língua, já que o verbo foi reconhecido pelas entidades oficiais. A expectativa é de que, nas próximas edições, os dicionários tragam esta nova palavra em suas páginas.
Mas o que é a Academia Brasileira de Letras?
A Academia Brasileira de Letras foi formada no Rio de Janeiro, no dia 20 de julho do longínquo ano de 1897. Ela é constituída por vários escritores brasileiros de renome que marcaram, de alguma forma, a nossa literatura.
Há 40 membros efetivos e perpétuos – chamados também de “imortais”. Já passaram pela ABL Machado de Assis, Rachel de Queiroz.
E, atualmente, temos o cantor Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro no quadro da Academia. Os dois artistas entraram para a ABL na última votação para membros, que aconteceu em 2021.
Além deles, também foram escolhidos outros três novos membros: Paulo Niemeyer Filho, José Paulo Cavalcanti e Eduardo Giannetti.