Jovem vive acamado após vender rim para comprar iPhone
Aos 17 anos, o jovem entrou em contato com uma rede de traficantes de órgãos e vendeu seu rim
O jovem chinês Xiao Wang encontra-se acamado e totalmente dependente de uma máquina de hemodiálise, carregando consigo, até os dias atuais e para o resto de sua vida, as terríveis consequências de uma decisão que tomou há oito anos.
Com apenas 17 anos, Xiao Wang ansiava por um iPhone, mas sem recursos financeiros para adquiri-lo, acabou tomando a decisão drástica de vender um de seus rins.
Natural de Hunan, na região sul da China, o jovem entrou em contato com uma rede ilegal de tráfico de órgãos sem levantar suspeitas em sua família.
Os traficantes ofereceram-lhe US$ 3 mil por um de seus rins, e Wang aceitou a proposta.
Garantiram a ele que poderia viver tranquilamente com um rim só e realizaram a operação – cujas condições de higiene e cuidado estavam longe do ideal.
Ao utilizar o dinheiro, Wang adquiriu um iPhone e um iPad, porém, pagou um alto preço.
A família de Wang só veio a descobrir o caso ao suspeitar da origem do dinheiro que ele usou para comprar os objetos e ao notar que ele estava com problemas de saúde.
A denúncia feita pelos pais de Wang resultou na prisão de nove pessoas e causou repercussão internacional. Os médicos e traficantes envolvidos foram condenados pela Justiça chinesa a penas entre 3 e 5 anos de prisão.
Mesmo com a condenação e a indenização de US$ 200 mil recebida pela família, as consequências da retirada do rim nunca poderão ser revertidas.
Na clínica ilegal em que Wang fez a cirurgia, ele contraiu uma infecção que levou à falência progressiva de seu único rim restante.
Conforme relatos dos jornais chineses Sohu e Oriental Daily, atualmente ele é dependente de uma máquina de hemodiálise, necessita de assistência médica 24 horas por dia e enfrenta dificuldades para levantar da cama.