CuriosidadesInternetNotícias
0

Jovem transforma van em moradia com direito a banheiro e energia solar

Sarah Hall, de 21 anos, fez a reforma do espaço em cinco meses. Vídeo mostra a transformação

Sarah Hall buscava referências na internet de como customizar uma van desde que estava no ensino médio. Em março de 2021, decidiu colocar a ideia em prática quando percebeu que poderia continuar trabalhando e estudando remotamente, enquanto viajava. Comprou uma van e se dedicou à reforma, que durou mais de cinco meses e custou US$ 25 mil (aproximadamente R$ 136 mil). Nas redes sociais, um vídeo do processo já atraiu milhões de visualizações.

A ideia era que o projeto ficasse parecido com uma casa — com direito a plantas na decoração. A parte mais trabalhosa foi o banheiro, diz Hall, de 21 anos, ao Insider. “Algumas vans têm chuveiros pop-up, chuveiros ao ar livre e todos os tipos de formas criativas de tomar banho, mas eu sabia que queria um chuveiro embutido permanente”, afirma. Ela sentia o mesmo sobre um vaso sanitário, dizendo que “não queria puxar um vaso sanitário de plástico debaixo da pia da cozinha”.

O veículo tem um banheiro de compostagem que usa casca de coco e serragem para mascarar o odor de resíduos sólidos. Já os líquidos são drenados diretamente para o tanque de águas residuais (que vem do chuveiro e da pia) instalado na parte inferior da van.

“Os resíduos líquidos são basicamente estéreis e, quando diluídos, são ótimos fertilizantes. Assim, você pode despejar o tanque praticamente em qualquer lugar com responsabilidade, desde que esteja usando sabonetes e xampus biodegradáveis.”

O veículo foi construído para ser independente, com painéis solares no teto e espaço para galões de água. “Eu poderia sentar no meio do nada por algumas semanas e ficar bem.”

Como a van não precisa de conexões elétricas ou de água, ela diz que é relativamente fácil encontrar lugares para estacionar. A tática para se manter segura durante a viagem é ficar de olho no entorno. “Chego onde estou planejando passar a noite cedo o suficiente para avaliar e, se me sentir desconfortável, vou procurar outro lugar”. O plano de Hall é viajar o máximo possível pela América do Norte e, um dia, para a Europa.

Apesar de o projeto ter dado certo, o início foi assustador, segundo ela. “Parecia que nada serviria. Mas agora que terminei, parece que o interior da van cresceu alguns metros quadrados”, afirma. O processo foi divulgado em suas redes sociais, e um vídeo da transformação do veículo já conta com 25 milhões de visualizações no TikTok.