MundoNotíciasReligião
0

John Wesley: o legado do teólogo britânico

Clérigo anglicano dizia que “o mundo é minha paróquia”

John Wesley, clérigo anglicano e teólogo britânico, é reconhecido por ter iniciado o movimento metodista na Inglaterra, no século 18. Nascido em 1703, em Epworth, na Inglaterra, John era o décimo quarto filho entre dezenove irmãos. Seus pais, Samuel Wesley e Susanna Wesley, eram sacerdotes anglicanos e tiveram forte influência na vida de seus filhos, ensinando-os boas maneiras e religião.

Desde criança, John foi ensinado a ter uma rotina estruturada e desenvolveu hábitos de leitura e estudos. Em 1720, ingressou no Christ Church College, em Oxford, onde estudou por seis anos e foi eleito o melhor membro da Lincoln College em 1726. John era dedicado em seus estudos, dominando pelo menos sete idiomas e tinha uma visão abrangente das coisas. Tornou-se líder do grupo “Holy Club”, iniciado por seu irmão Charles, para estudar a Bíblia e fortalecer a fé e santidade de cada membro.

Em 1728, John foi ordenado como diácono para o Ministério Anglicano e começou a acompanhar o seu pai. Depois que seu pai faleceu, aceitou um convite para pregar na colônia britânica da Geórgia, nos EUA. Durante a viagem, sofreu uma grande tempestade no navio e temeu por sua vida. Porém, ficou intrigado ao ver um grupo de missionários morávios alemães que cantavam tranquilamente, isso o fez questionar sua fé.

Em 1737, John retornou à Inglaterra e abandonou seu ministério para lutar contra a sua falta de fé em Deus. Foi em 24 de maio de 1738, numa quarta-feira, que ele teve uma nova experiência de fé e uma conversão profunda em um encontro de Aldersgate. Fora da Igreja Anglicana, aos 37 anos, começou a viajar e a pregar. Seus sermões eram sobre santidade, salvação, honestidade, boas relações e outros temas bíblicos.

Após décadas de tribulações, John começou a ver o Senhor agir através de sua vida. Muitas pessoas, ricas e pobres, vinham ouvi-lo falar e seus sermões eram destinados a instruir. Muitos de seus textos foram publicados como devocionais. Foi através de seus sermões em praças e salões que a Igreja Metodista começou a surgir, já que a Igreja Anglicana o negava. Além disso, John andava a cavalo para percorrer os lugares em que iria pregar.

Milhares de pessoas foram salvas através de John Wesley, fora o seu trabalho social. Somente após sua morte, em Londres, no dia 02 de março de 1791, a Igreja Metodista foi estabelecida formalmente. Segundo John, “o mundo é minha paróquia”, e assim ele dedicou sua vida a levar a mensagem do amor de Deus a todos os lugares que pudesse alcançar.