Itamaraty se pronuncia sobre atentado em comício de Trump: “Condenamos veementemente o atentado”
Em nota oficial, foi repreendido fortemente o ato
O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o Itamaraty, fez um comunicado oficial sobre o atentado ocorrido neste sábado (13) durante o comício de Donald Trump.
“O governo brasileiro condena o atentado ocorrido hoje, 13 de julho, contra o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Ao manifestar veemente repúdio ao atentado e desejo de pronta recuperação do ex-presidente, o Brasil reafirma ser inaceitável qualquer forma de violência política em sociedades democráticas e acompanha com atenção o pleno esclarecimento dos fatos.”
O incidente aconteceu durante um comício eleitoral em Butler, na Pensilvânia, quando diversos sons que pareciam tiros foram ouvidos. Donald Trump foi imediatamente cercado por agentes do Serviço Secreto e escoltado para um veículo de sua comitiva, segurando a orelha direita, que aparentava estar sangrando.
O presidente dos EUA, Joe Biden, se pronunciou sobre o atentado reprimindo a ação e afirmando estar desejando o melhor. “Fui informado sobre o tiroteio no comício de Donald Trump na Pensilvânia. Estou grato em saber que ele está seguro e bem. Estou rezando por ele e sua família e por todos aqueles que estiveram presentes no comício, enquanto aguardamos mais informações. Jill e eu estamos gratos ao Serviço Secreto por tê-lo colocado em segurança. Não há lugar para esse tipo de violência na América. Devemos nos unir como uma nação para condená-lo”, declarou Biden.
Diversos líderes mundiais também compartilharam mensagens de preocupação e apoio. Entre eles, Jair Bolsonaro.