DicasSaúde
0

Inimigos Da Dieta: 5 Alimentos Que Aumentam A Fome

Certos alimentos podem sabotar o processo de emagrecimento, na medida que fazem a fome voltar mais rápido. Veja quais são.

Quando buscamos emagrecer ou perder peso, é importante considerar não apenas a quantidade de alimentos que ingerimos em um dia, mas também a saciedade que eles proporcionam. Alguns alimentos podem ser altamente calóricos, mas geram pouca sensação de saciedade, fazendo com que a fome retorne rapidamente.

Portanto, a ideia é apostar alimentos com alta qualidade nutricional, o que ajudará no controle das calorias que serão ingeridas. Lembrando que para que ocorra a perda de peso, é necessário criar um déficit calórico, que se desdobra quando o consumo de calorias é menor do que o gasto energético do organismo.

Para lhe ajudar na escolha dos alimentos, elencamos aqui quais devem ser preferidos pelos que querem perder peso, e quais devem ser evitados pelos mesmos, segundo informações de especialistas na área de nutrição.

Alimentos que aumentam a saciedade e auxiliam na perda de peso

Em sua página online, a nutricionista Adriana Lauffer, especialista em nutrição comportamental e gastroenterologia, sugere alguns alimentos que podem proporcionar uma maior saciedade, o que evita o consumo excessivo de calorias no decorrer do dia, consequentemente auxiliando no processo de emagrecimento.

Confira alguns dos alimentos elencados pela especialista:

Frutas Cítricas: frutas, como laranja e limão, são fontes de vitamina C e fibras, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade e auxiliam na regulação do açúcar no sangue.

Leguminosas: alimentos, como feijão, lentilha e grão de bico, são ricas em fibras e proteínas, o que promove maior saciedade e ajuda a controlar o apetite. “Não tenha receio de comer feijão (ou os seus substitutos). Ele é protéico, tem baixa caloria e muito rico em fibra, ou seja, dá muita saciedade.”, diz a especialista
Ovo: fornece uma excelente fonte de proteínas e gorduras saudáveis, além de ser rico em nutrientes. A proteína presente no ovo contribui para a sensação de saciedade, reduzindo o apetite e aumentando a queima de calorias.

Pipoca: a pipoca, quando preparada de forma saudável, sem adição de manteiga ou óleos em excesso, é uma opção de lanche com baixa densidade calórica. Ela pode proporcionar uma sensação de volume no estômago devido ao seu alto teor de fibras, o que auxilia na saciedade.

Aveia: A aveia é uma fonte de fibras solúveis, que formam um gel no estômago, promovendo maior saciedade e controle do apetite. Além disso, a aveia também contribui para a estabilidade dos níveis de açúcar no sangue.

Peixe: a combinação de proteínas e gorduras saudáveis ajuda a aumentar a saciedade e proporciona uma sensação de plenitude por mais tempo. “Peixes gordos, aqueles ricos em ácidos graxos ômega-3, podem aumentar a saciedade em pessoas que estão com sobrepeso ou obesos”, informa Lauffer.

Vegetais: Os vegetais são alimentos com baixa densidade calórica e ricos em fibras. Eles ocupam espaço no estômago, promovendo saciedade sem adição significativa de calorias. Incluir uma variedade de vegetais nas refeições pode auxiliar no controle do apetite e na perda de peso.

Lembrando que a alimentação saudável e equilibrada deve ser composta por uma variedade de alimentos nutritivos e adaptada às necessidades individuais. Consultar um profissional nutricionista pode fornecer orientações personalizadas para alcançar os objetivos de emagrecimento de forma adequada e segura.

Evite-os: Alimentos que aumentam a fome

Para aqueles que desejam perder peso, é bom evitar aqueles alimentos que geram pouca saciedade, ou seja, fazem o efeito inverso daqueles listados anteriormente. As recomendações são do nutricionista Isaac Nunes, divulgados pelo portal Metrópoles.

Arroz branco: Devido ao seu baixo teor de fibras e rápida digestão, o arroz branco pode fornecer pouca saciedade e resultar em fome mais rápida. Em virtude da quantidade de fibras, “prefira sempre o arroz integral”, informa o especialista.

Batata frita: As batatas fritas são ricas em gorduras e carboidratos refinados, o que as torna de digestão rápida e com baixa capacidade de saciedade, podendo levar a excessos alimentares. Lembre-se que fritar a batata em óleo culmina aumenta o valor calórico do alimento, e leva a perda da qualidade nutricional;

Iogurte: Iogurtes adoçados podem conter altos níveis de açúcar adicionado e poucas fibras ou proteínas, o que pode resultar em menor sensação de saciedade e maior desejo de comer. “O ideal é combinar um iogurte com baixo teor de gordura com alimentos que proporcionam maior saciedade, como aveia, granola ou frutas”, sugere Nunes
Sucrilhos: Cereais como os sucrilhos costumam ser ricos em açúcar e pobres em fibras e proteínas, o que pode levar a um aumento rápido dos níveis de açúcar no sangue e a uma sensação de fome mais rápida.

Croissant: Os croissants são ricos em gorduras saturadas e carboidratos refinados, o que pode causar uma digestão rápida e baixa sensação de saciedade, levando a um aumento da fome. “Tem pouca fibra e muita gordura”, alerta o especialista.