Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram surpreendidos com um anúncio do Governo Federal: uma revisão será realizada nas aposentadorias e pensões, o que poderá afetar diretamente no pagamento dos benefícios dos aposentados e pensionistas que apresentam irregularidades.
Segundo a especialista Danielle Santana, medida deverá impactar os aposentados e pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida deste ano.
Prova de vida do INSS
A prova de vida é obrigatória para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios do INSS. Ela é responsável por comprovar que o beneficiário ainda está vivo e pode continuar recebendo o benefício previdenciário.
Além disso, a prova de vida é importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos.
Desde a pandemia da Covid-19, os aposentados e pensionistas não precisam mais se dirigir a uma agência do INSS para realizar a renovação do cadastro. Ela pode ser feita online através do site e aplicativo do Meu INSS e do gov.br.
Porém, caso o aposentado prefira, a prova de vida pode ser realizada no balcão do órgão pagador e nos terminais de autoatendimento do banco pagador.
Veja o passo a passo:
INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social.