Notícias
0

Idosa de 70 anos dá à luz a gêmeos

Safina Namukwaya classificou o nascimento dos filhos como um “milagre”

Na Uganda, uma mulher de 70 anos deu à luz a gêmeos após realizar uma fertilização in vitro (FIV). Na última quarta-feira (29), Safina Namukwaya se tornou a mulher mais velha da África a gerar filhos.

“Alcançamos o extraordinário: a mãe mais velha da África a dar à luz gêmeos, com 70 anos! A mãe e os bebês estão bem”, escreveu no Facebook o Women’s Hospital International and Fertility Center (WHI&FC), responsável pelo parto dos bebês.

Á mídia local, a idosa classificou o nascimento dos filhos, uma garotinha e um menino, como “um milagre”. Os gêmeos nasceram prematuramente, com 31 semanas, através de cesariana, e precisaram ser entubados. Segundo o Dr Edward Tamale Sali, a BBC News, o estado de saúde das crianças é estável.

Ainda de acordo com o jornal, Safina usou um óvulo doador e o esperma de seu parceiro para o procedimento de fertilização. Contudo, segundo a mulher contou ao ‘Uganda’s Daily Monitor’ o homem a abandonou após descobrir que ela daria luz a um casal.

“Homens não gostam de saber que você está carregando mais de um filho. Desde que admiti que estava grávida de gêmeos, meu homem nunca mais apareceu”, contou ela.

As crianças não são os primeiros filhos de Safina. Em 2020, a idosa deu à luz a outra criança.