NotíciasPolíticaSaúde

Há 17 dias sem comer, Bolsonaro volta a ingerir gelatina e chá

Boletim relata que organismo do ex-presidente recebeu bem a leve retomada da alimentação oral

Divulgado nesta terça-feira (29), o novo boletim médico do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indica que ele mantém sinais de movimentos intestinais espontâneos, e aceitou bem a ingestão de água, chá e gelatina, apesar de apresentar gastroparesia, ou seja, um retardo no esvaziamento do estômago.

O documento ainda informa que ele segue “estável clinicamente, sem dor ou febre com pressão arterial controlada, mantendo a melhora dos exames laboratoriais do fígado”.

– [O paciente] Continua recebendo suporte calórico e nutricional porvia parenteral (endovenosa), realizando fisioterapia motora e recebendo asmedidas de prevenção de trombose venosa – acrescenta o texto.

A equipe médica reforçou que Bolsonaro permanece com visitas restritas e que ainda não há previsão de alta da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Além disso, em postagem no Instagram, o próprio ex-chefe do Executivo atualizou os seguidores sobre seu estado de saúde, reiterando as informações do boletim e dizendo também que seus soluços atenuaram.

Ele informou que segue se alimentando por via endovenosa, recebendo os nutrientes necessários por soro, e “fazendo fisioterapia para recuperar a perda muscular, ativar o movimento do aparelho digestivo e evitar complicações como trombose”.

A publicação veio acompanhada de um vídeo no qual o líder conservador caminha pelo hospital junto da equipe médica e faz fisioterapia. Assista: