Lutando contra o “destino” de terminar as vidas em um asilo, um grupo de idosos juntou suas finanças e comprou uma mansão para viverem juntos

Lutando contra o “destino” de terminar as vidas em um asilo, um grupo de idosos juntou suas finanças e comprou uma mansão para viverem juntos
Buscando fugir do destino de envelhecer sozinhos em um asilo, um grupo de quatorze idosos se juntou para comprar uma mansão. Apesar de não se conhecerem, os senhores e senhoras tomaram a decisão em 2018 após a exibição de um filme no cinema dos idealizadores.
Anne-Marie Faucon e Michel Malacarnet, fundadores de uma rede de cinemas na França, sugeriram a ideia de comprar a mansão para “fugir” de um asilo. De acordo com a esposa, seu principal medo era a solidão.
“Estávamos nos aproximando da aposentadoria e realmente não queríamos terminar nossas vidas em uma casa de repouso ou lar de idosos”, afirmou. “São lugares onde os idosos não contam mais, não veem mais ninguém, não fazem nada.”
Por isso, em 2018, o casal se juntou com outros idosos e comprou o imóvel, chamado de “La Ménadière”. A propriedade de 300m² inclui um parque arborizado de mais de dois hectares, além de estábulos e outras dependências. Ao todo, o terreno custou 1,1 milhão de euros, aproximadamente R$ 6,6 milhões. A construção foi concluída em 2021, e os primeiros moradores chegaram.
Atualmente, 14 idosos moram na mansão, com idades entre 62 e 81 anos. O imóvel conta com cerca de dez apartamentos de 25 a 60 m2 distribuídos por dois andares, servidos por um elevador. O andar térreo é compartilhado por todos os moradores: há uma cozinha, uma grande sala de jantar, uma sala de estar, uma biblioteca e muitos outros cômodos.
Além disso, Anne-Marie revela que, quando um dos apartamentos está vazio, viajantes buscando por uma rápida estadia também ficam por lá. Entretanto, isso é considerado algo positivo que ajuda os idosos a fugirem da temida “solidão”.
“Isso nos permite conhecer pessoas e é exatamente isso que queríamos com este projeto. Aqui, não sofremos de solidão”, contou.
Por fim, o portal francês Ouest France conta que a localização da mansão também favorece a saúde dos idosos. Localizado ao lado de um consultório médico, todos os moradores mantém seus exames de rotina em dia.