Governo FederalNotíciasPolítica

Governo Lula investirá R$ 4,2 milhões para criar streaming

Filme Ainda Estou Aqui teria impulsionado ideia do Ministério da Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) do governo Lula (PT) trabalha para colocar no ar ainda em 2025 uma plataforma de streaming público, com disponibilização gratuita de um conjunto de produções audiovisuais. O objetivo é ampliar o acessar e a difusão do cinema nacional e contribuir para a formação de público.

Alguns detalhes foram apresentados, em 25 de janeiro, pela diretora de preservação e difusão audiovisual da Secretaria do Audiovisual (SAV), Daniela Santana Fernandes. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Segundo ela, no segundo semestre de 2024, foi lançado também um edital para licenciamento de curtas e longas-metragens. Foram recebidas cerca de 1,6 mil inscrições e o resultado deve ser divulgado em breve.

Daniela também disse que, paralelamente ao seu desenvolvimento, vem sendo discutida a regulamentação da Lei Federal 13.006/2024. Aprovada no ano passado, ela estabeleceu a exibição de filmes de produção nacional como componente curricular complementar: as escolas precisarão exibir mensalmente para os alunos no mínimo duas horas. O streaming público deverá também se voltar para esse fim.

– É o nosso compromisso. Afinal, como é que a gente ia regulamentar uma legislação sem dar ferramenta para que as escolas tenham condição de fazer essas exibições? – falou Daniela.

O anúncio do streaming foi reforçado durante a Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais, que aconteceu no último fim de semana. A ideia é que a plataforma esteja disponível no segundo semestre de 2025. O sucesso do filme Ainda Estou Aqui, indicado ao Globo de Ouro e ao Oscar, teria dado mais visibilidade à ideia do programa. As informações são da CNN e da Agência Brasil.