NotíciasPolítica
0

Governo Lula coloca sigilo em pesquisas de opinião; entenda

Levantamentos feitos com a população brasileira mostram opiniões sobre assuntos diversos

Mais de 30 pesquisas de opinião encomendadas pelo governo federal foram colocadas em sigilo pelo governo Lula (PT), os documentos traziam informações desde 2022, quando o presidente era Jair Bolsonaro (PL).

Para realizar 33 levantamentos, o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI), empresa ligada à FSB, recebeu R$ 13 milhões. A empresa venceu uma licitação feita em 2022, cujo contrato se encerrou em abril de 2024.

De acordo com a Folha de S.Paulo, as pesquisas traziam informações sobre a opinião dos brasileiros sobre assuntos diversos. No ano de 2022, por exemplo, os levantamentos eram sobre temas como o extinto programa Auxílio Brasil, temas sobre “conjuntura nacional”, “juventude e universo feminino”, entre outros.

Já entre na lista de assuntos pesquisas a pedido do atual governo estão a avaliação do primeiro ano do terceiro mandato do petista, a visão dos brasileiros sobre o conflito no Oriente Médio, entre outros.

Para ter acesso a essas pesquisas, a Folha pediu informações por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas a Secom da Presidência e a CGU determinaram que esses dados não devem ser divulgados. De acordo com a Secom, uma portaria publicada no final de 2023 impede esse tipo de divulgação, justificando que esses dados podem “trazer maiores prejuízos à sociedade do que os benefícios de sua divulgação”.

A CGU manteve o sigilo dos dados, como órgão que monitora a aplicação da LAI, justificando a decisão ao dizer que as pesquisas sobre impactos de ações do governo federal “não constituem um dado frio” e ainda podem servir para futuras decisões.