Ao lado da Napp, a companhia anunciou serviço gratuito para auxiliar na digitalização e divulgação on-line de pequenas e médias empresas.
Uma novidade anunciada pelo Google vai beneficiar, diretamente, pequenas e médias empresas. Em parceria com a Napp, a gigante de tecnologia lançou uma plataforma especial para auxiliar na digitalização desses negócios.
A ideia é expandir a presença dos projetos de microempreendedores na internet, oferecendo, gratuitamente, alguns dos principais serviços do Google, como o Google Ads.
O CEO da Napp Solutions, Bruno Zenatte, explicou a novidade durante apresentação para jornalistas. O projeto, segundo ele, atenderá os principais desafios de pequenos e médios empresários.
Carências
Os tópicos principais do setor e que demandam certo incentivo foram identificados, a partir de uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Napp. Veja quais são:
O diretor de parcerias do Google na América Latina, Newton Neto, destacou que esse cenário evidencia como os pequenos negócios precisam de ferramentas simples e eficientes para se beneficiar da economia digital.
Como vai funcionar?
A parceria entre Google e Napp já está funcionando. Os serviços gratuitos da plataforma estão disponíveis, nesse primeiro momento, apenas para o segmento de farmácias. A previsão é que, até o fim de 2024, eles atendam os demais negócios.
Os interessados em usufruir da novidade deverão se cadastrar. Todos os dados relacionados à empresa que estão salvos no Google serão integrados, automaticamente, à plataforma Napp.
A partir dessa etapa inicial, o serviço apresentará dados e instruções para os empresários, além de oferecer um site completamente gratuito e unificar os serviços do Google em um único lugar.
Expansão
Nessa primeira fase, a plataforma tem potencial para atender cerca de 8 mil pequenas e médias farmácias cadastradas em todo o Brasil.
Esse setor foi o escolhido como beneficiário inicial, depois que o Google e a Napp identificaram nele um potencial grande de aceleração no processo de digitalização e uso de novas tecnologias.
Nos próximos meses, o serviço será expandido gradualmente, até atingir as demais áreas do comércio. O objetivo é chegar a dezenas de milhares de empresas até o final de 2024.
Como o Google lucra?
O processo de cadastro é gratuito e não serão cobradas taxas para utilizar as funcionalidades da plataforma. Essa característica, no entanto, levanta o questionamento sobre como o Google irá lucrar com tudo isso.
O diretor de parcerias da big tech explicou que, com o tempo, os pequenos e médios empresários vão perceber a importância das ferramentas oferecidas e se transformarão em potenciais clientes da companhia, ao contratarem serviços de divulgação. Ou seja: a empresa já está pensando no futuro.