Globo faz testes com robôs para substituir equipes e preocupa funcionários
Em crise, emissora tem demitido pessoal da área técnica e jornalistas
Em meio a demissões, a TV Globo passou a fazer testes com “câmeras robôs” nos telejornais da emissora em São Paulo. A decisão preocupou funcionários da casa. Na semana passada, a emissora mandou embora 20 profissionais da área técnica.
Por enquanto, as mudanças estão restritas aos telejornais Bom Dia São Paulo, o SP1 e o SP2, gravados no chamado “estúdio de vidro”, com vista para a Marginal do Pinheiros e a ponte estaiada, informou o site especializado Notícias da TV. Espera-se que, até o fim de junho, o setor esteja totalmente robotizado, com um grupo reduzido de pessoas para operá-lo a partir de uma sala de controle. A câmera-robô é controlada por meio de um joystick, como o de videogames.
“A inovação e o processo de evolução na sua forma de produzir conteúdo estão no DNA da Globo”, informou a empresa, em nota. “Com o objetivo de levar a melhor experiência para o público, a Globo realiza com frequência testes de novas tecnologias, sejam câmeras, refletores, sistemas de áudio e afins.”
Segundo a Globo, o sistema de robôs é o mesmo usado no Jornal Nacional. “No BBB, por exemplo, tivemos mais de 60 câmeras-robô em operação, e isso não significa necessariamente redução de operadores de câmera”, disse.