MundoNotícias
0

Gata idosa chora ao reencontrar os tutores após ficar morando nas ruas por dois anos

Felina idosa se perdeu em 2021 e foi encontrada em más condições de saúde neste mês de maio

Kizzy é uma gatinha idosa de 25 anos, que desapareceu na cidade de Chatham na província de Kent, Inglaterra e foi devolvida aos seus donos neste mês de maio, após dois anos morando nas ruas. A felina se emocionou com o reencontro, e é claro que o acontecimento virou notícia e acabou viralizando ao redor do mundo.

A volta de Kizzy foi contada pelo jornal DailyMail. O casal Alison e Dean Lyng, são os tutores que perderam a amada felina em 2021, quando ela não conseguiu voltar para casa um dia. Mas tudo mudou após a gata ser encontrada perambulando pelas ruas com uma aparência um pouco debilitada em decorrência da idade e do restrito acesso a comida e água. Quando foi encontrada, Kizzy estava em uma valeta, quase imóvel, a pessoa que a encontrou acreditava que estava morta, mas mesmo assim, ao perceber que a gatinha aparentava estar lutando por sobrevivência decidiu levar ao veterinário para ser avaliada.

Na avaliação médica foi constato que Kizzy não era microchipada, então foi graças a uma grande corrente de divulgação nas redes sociais que os tutores reconheceram a gatinha e puderam se reunir novamente com ela. Assim como o casal, a gata os reconheceu imediatamente pelo cheiro e ficou muito emocionada de poder voltar para casa e permanecer em segurança após os tempos difíceis.

“Ela reconheceu o cheiro do meu marido e depois chorou. Ela agora está relaxando conosco e recebendo muitos afagos e guloseimas”, disse Alison a tutora.

Os tutores não estavam em casa quando a gatinha desapareceu e por causa de sua idade avançada, presumiram que ela havia falecido. Mas um morador da cidade a avistou pelas ruas, e pela aparência ficou preocupado, foi esse gesto que mudou a vida de Kizzy, que a pegou e a levou para um hospital de animais.

Quando foi encontrada, a felina estava desnutrida, coberta de pulgas e não conseguia andar adequadamente porque suas garras eram muito longas. Natasha McPhee, fundadora da Animals Lost and Found em Kent que ajudou na divulgação nas redes sociais, também se emocionou com o reencontro da família com a felina. “É simplesmente maravilhoso! É incrível. A maioria dos gatos não chega a essa idade dentro de casa e muito menos fora por conta própria”, ressaltou.

Atualmente a gata mais velha do mundo é Rosie que tem 31 anos e mora em Norwich, também na Inglaterra.

Há muitos motivos que fazem com que um animal se afaste de casa e não consiga mais voltar. Acredita-se que uma razão para os gatos fugirem de casa é quando eles sentem que estão indo para o céu dos gatinhos e se afastam do ambiente familiar para partir deste mundo em silêncio, esse era o caso de Kizzy que em decorrência da idade, os tutores acreditavam que já tinha partido. Mas nem sempre é o caso, porém, há outras razões inexplicáveis para o desaparecimento do seu pet. Talvez eles se percam, ou encontrem alguém que queira levá-los, dificultando a volta para casa.

Por isso é importante telar a sua residência, seja casa ou apartamento. Os animais possuem instinto e olfato, muitas vezes podem sair atrás de caçar algum passarinho ou obter um alimento diferente. A responsabilidade de mantê-los em segurança é exclusivamente do ser humano que decidiu adotá-lo, então mantenha seu animal de estimação em um ambiente seguro.