Se o gás deixa a barriga inchada, não faz sentido que cause inchaço nas células que formam celulites? Vamos pensar melhor…
Se a gente começar a se preocupar com todos os alimentos e bebidas que podem causar celulite, é melhor viver apenas de luz. E, ainda assim, precisa se exercitar. Mas, algumas escolhas são realmente ruins para a saúde, como o refrigerante, que é caloria vazia e ainda pode dar origem às temidas celulites: será mesmo?
É verdade ou mentira que o gás do refrigerante dá celulite?
O refrigerante pode sim ajudar no processo de formação da celulite, mas não é por causa do gás, e sim, pelo excesso de açúcar.
As pessoas associam o gás da bebida com a celulite, pois esse gás causa inchaço na barriga e traz essa impressão de que faz mal para a pele também.
Então, é mentira! O gás do refrigerante não é o responsável pela celulite, embora a bebida tenha outros ingredientes que cumprem com essa tarefa.
Como se formam as celulites?
Você já sabe que, para evitar celulite, o problema não é o gás, mas sim, o açúcar do refrigerante. Precisa saber, agora, qual é a relação dos temidos furinhos embaixo da pele com o açúcar.
Basicamente, as celulites se formam devido ao acúmulo de gordura embaixo das duas camadas mais superficiais da pele (derme e epiderme). Nessa camada mais profunda há um conjunto de células de gordura, os adipócitos, que podem crescer de tamanho devido a uma dieta ruim e ao sedentarismo.
Agora entra o açúcar. Quando você consome uma quantidade de açúcar maior do que o seu corpo precisa para gerar energia no momento, essa quantidade excedente fica acumulada na forma de gordura, nos adipócitos.
O crescimento dos adipócitos comprime os vasos sanguíneos que passam pelas camadas abaixo da pele, prejudicando a circulação. Esse processo favorece o acúmulo de toxinas na região e o aparecimento de inflamações, que são as celulites.
O açúcar não entra no seu corpo sozinho
Ainda assim não podemos simplesmente culpar o açúcar, pois ele não vai ficar acumulado embaixo da pele e causar celulite se for consumido de forma equilibrada e controlada, e se você mantiver uma rotina de exercícios físicos.
Essa combinação de alimentação saudável com exercícios é essencial para prevenir a celulite e, ainda assim, podem surgir algumas, especialmente nas mulheres. A causa é o estrogênio, hormônio feminino que favorece o acúmulo de líquido entre as células de gordura, o que provoca as irregularidades na pele características da celulite.