Furacão Milton: vídeo mostra turbulência intensa de avião ao passar por dentro da tempestade
Fenômeno deve atingir os EUA nesta quarta-feira (9), sendo previsto como um dos piores dos últimos 100 anos a atingir a Flórida
Vídeo foi divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) (Foto: Redes sociais, Reprodução)
Um vídeo divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) mostra a turbulência intensa que uma equipe enfrentou ao pilotar uma aeronave dentro do Furacão Milton, previsto para atingir o estado da Flórida, nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (9). A missão tinha como objetivo coletar dados para ajudar a melhorar as previsões e apoiar a pesquisa sobre a tempestade. Com informações do O Globo.
Os voos são realizados por aeronaves especiais e permitem medir a pressão atmosférica, temperatura, umidade e velocidade do vento dentro do furacão. Dessa forma, os meteorologistas podem prever a intensidade do fenômeno e os estragos que ele pode deixar.
As aeronaves especializadas para voar dentro dos furacões são projetadas e modificadas para resistir a condições extremas. Os aviões possuem estruturas robustas e sistemas de navegação avançados. Além disso, os pilotos e a tripulação recebem treinamento rigoroso para operar em condições severas, incluindo turbulências intensas e ventos fortes.
As missões feitas pelos “caçadores de furacões”, como é chamada a equipe que atua com esse tipo de trabalho, são planejadas com análises detalhadas das condições meteorológicas e da estrutura do furacão antes do voo.
Os pilotos trabalham em colaboração com meteorologistas em solo, que fornecem informações atualizadas sobre a tempestade e podem ajustar a missão conforme necessário.
Veja o vídeo do avião dentro do furacão Milton
Fenômeno pode alcançar a categoria de “superfuracão”
O Furacão Milton está previsto para tocar o solo da Flórida entre a noite desta quarta-feira e a madrugada de quinta-feira (10), menos de duas semanas após a passagem do furacão Helene, que deixou mais de 230 mortos. O Estado se prepara para o que pode ser um dos piores dos últimos 100 anos, inclusive podendo alcançar a categoria de superfuracão. Mais de 1 milhão de pessoas receberam ordens para sair de casa e procurar por abrigos imediatamente.
Atualmente, existem cinco categorias de furacão, definidas a partir da velocidade dos ventos. O Milton já alcançou a categoria 5, quando os ventos passam de 250 quilômetros por hora. Mas a previsão de escalada mais rápida pode fazer com que ele inaugure a categoria 6, com ventos de mais de 307 quilômetros por hora.
O presidente dos EUA, Joe Biden, se pronunciou em tom alarmista, determinando que os moradores evacuem “agora, agora, agora”.
— Se vocês estão sob ordem de evacuação, vocês devem evacuar agora, agora, agora. Vocês já deveriam ter evacuado. É uma questão de vida ou morte, e isso não é exagero… É uma questão de vida ou morte — disse o presidente.