Furacão Milton se aproxima da costa e já forma tornados na Flórida
Meteorologia dos Estados Unidos alerta que furacão Milton pode provocar muitos tornados no estado da Flórida durante sua passagem
O furacão Milton, mesmo ainda a horas de tocar terra na costa do Oeste da Flórida, já provoca a ocorrência de tornados no estado norte-americano. Com a maior vorticidade na atmosfera e a enorme instabilidade sob ar tropical quente e úmido, tornados são um alto risco durante a passagem de Milton.
Um tornado foi registrado no final da manhã desta quarta perto da rodovia interestadual 75 (I-75). Nas redes sociais, o escritório de Miami do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) orientou a população da área a buscar abrigo imediatamente.
A Meteorologia norte-americana espera que Milton gere vários tornados durante sua passagem pela Flórida. O Storm Prediction Center (SPC) emitiu um alerta de tornado para as partes central e Sul da Península da Flórida até o final do dia. Tampa, Miami, Lakeland e a Florida Keys estão todos incluídos no aviso.
Milton está se aproximando, e sua circulação no sentido anti-horário está atraindo para a costa ar quente e úmido. O ar úmido representa instabilidade, ou combustível para tempestade, e está sendo avançando pela metade Sul da Flórida. Com o ar quente, úmido e muito instável se formam tempestades severas.
O ambiente na atmosfera também apresenta cisalhamento (divergência na direção do vento) considerável conforme a altitude, o que traz rotação nas nuvens de tempestades e aumenta enormemente o risco de tornados.
“Tornados podem se formar muito rapidamente, mover-se rapidamente e são difíceis de ver”, alertou o National Hurricane Center. O centro pediu aos moradores que tomem medidas quando os alertas forem declarados em sua área.
Tornado e furacão são fenômenos distintos. Furacão causa tornados, mas tornado não causa furacão. O furacão é um fenômeno que cobre uma área de muitas centenas de quilômetros enquanto um tornado é de poucos metros em diâmetro.
O furacão Milton, que agora é uma tempestade de categoria 4, está se aproximando da costa Oeste da Flórida. Espera-se que chegue à costa como “um furacão extremamente perigoso” hoje à noite ou no início da quinta-feira, disse o National Hurricane Center (Centro Nacional de Furacões).
Milton, que tem ventos máximos sustentados de até 230 km/h com rajadas mais fortes representa uma ameaça terrível para a zona densamente povoada do Oeste da Flórida que inclui Tampa, Sarasota e Fort Myers. Além de “ventos destrutivos com força de furacão”, as comunidades costeiras enfrentarão uma enorme maré de tempestade que elevará o mar em metros com inundações costeiras.
O furacão deve tocar terra na costa provavelmente entre a Baía de Tampa e Sarasota. Os ventos da tempestade diminuíram um pouco, mas Milton continua sendo de categoria 4 e extremamente perigoso. A tempestade está se tornando menos intensa, mas sua zona de ventos destrutivos está se expandindo. A tempestade deve tocar terra em torno das categoria 3 ou 4 com ventos perto e ao redor de 200 km/h.