Furacão Beryl se afasta da Jamaica, e alerta é emitido no México
A ilha de Cozumel está sob aviso da possibilidade de que o fenômeno atravesse a região
O centro do furacão Beryl estava 257 quilômetros a sudeste de Grand Cayman, um território ultramarino britânico no Caribe, com ventos máximos de 210 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
Ventos com força de furacão se estendem até 72 quilômetros do centro, e ventos com força de tempestade tropical se estendem até 308 quilômetros.
Algum enfraquecimento é previsto para o próximo dia ou dois. Mas Beryl está previsto para estar em ou perto da intensidade de um furacão maior quando passar pelas Ilhas Cayman nesta quinta-feira (4).
“Um enfraquecimento adicional é esperado depois disso, embora a previsão seja de que Beryl continue sendo um furacão até atingir a Península de Yucatán na sexta-feira [5]”, disse o Centro Nacional de Furacões.
O México emitiu um Alerta de Furacão para Cozumel. Também atualizou o Alerta de Tempestade Tropical para um Alerta de Tempestade Tropical de Progreso para Campeche.
Morte na Jamaica
Pelo menos uma pessoa morreu na Jamaica em consequência do furacão Beryl, elevando o número de mortos pela tempestade no Caribe para pelo menos oito.
Uma mulher morreu na paróquia de Hanover, na Jamaica, na quarta-feira depois que uma árvore caiu sobre sua casa, disse Joyce Reynolds Robinson, porta-voz da agência de preparação para desastres do país.
Pelo menos três pessoas morreram na Venezuela, três morreram em Granada e uma pessoa morreu em São Vicente e Granadinas.
Um alerta de enchentes repentinas está em vigor no país até esta quinta-feira (4) devido a “períodos contínuos de chuvas fortes”, informou o Serviço Meteorológico do país na quarta-feira à noite.
“Um alerta de enchente repentina está em vigor até as 5h da manhã de amanhã [hoje, no horário local]”, disse o serviço.
O serviço alertou que chuvas fortes “poderiam ser acompanhadas por ventos fortes e rajados à medida que o furacão se afastasse da costa oeste da ilha”.
O Serviço Meteorológico também suspendeu seu alerta de furacão.
“Com a Jamaica agora fora do alcance dos ventos com força de furacão do Furacão Beryl, e com a tempestade não mais representando uma ameaça às áreas costeiras da ilha, o Alerta de Furacão está sendo descontinuado com efeito imediato.”
Ele disse que “as chuvas associadas a Beryl, no entanto, continuarão a afetar partes da ilha, aumentando a chance de inundações repentinas”.
O serviço disse que o centro do furacão Beryl fica 105 km ao sul-sudoeste de Negril Point, Jamaica.