BrasilJustiçaPolíticaReligião

Fotógrafo revela o que tem no gabinete de Moraes e logo depois, estranhamente, apaga publicação

Durante uma visita ao gabinete do ministro Alexandre de Moraes no Supremo Tribunal Federal (STF), realizada no dia 26 de março, o fotógrafo Fabio Setti, da New Yorker Magazine, registrou mais do que apenas imagens: ele compartilhou detalhes curiosos do ambiente e da recepção calorosa que recebeu do magistrado, mesmo em um dia marcado por tensão política.

A data da visita coincidiu com a decisão da Primeira Turma do STF que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados réus por suposta tentativa de golpe de Estado. Apesar do peso do momento, Setti relatou um clima surpreendentemente leve e descontraído.

Em uma publicação feita em seu perfil no Instagram, posteriormente apagada, o fotógrafo descreveu o gabinete de Moraes como um ambiente amplo, com grandes janelas e uma biblioteca repleta de livros. “O ministro alegou ter lido ‘quase todos’, seguido de uma risadinha faceira”, comentou o profissional.

Entre os elementos que chamaram atenção, estavam imagens religiosas — tanto de orixás quanto de santos católicos — além de uma camisa do Corinthians autografada. “A bença. Proteção nunca é pouca”, escreveu Setti, destacando a diversidade espiritual presente no espaço do ministro.

O fotógrafo também compartilhou que, ao chegar, foi recebido com um sorriso e bom humor por Moraes, que brincou sobre poses fotográficas clichês: “Só não faço foto cruzando os bracinhos e olhando pra janela”, teria dito o ministro, arrancando risadas e aliviando o clima.

Apesar da repercussão positiva do relato nas redes sociais, a postagem original foi excluída por Setti, que também limitou os comentários em outras fotos de seu perfil. A atitude parece ter sido motivada pela viralização do conteúdo, que gerou grande volume de interações, algumas delas críticas.