O TikTok tem protagonizado alguns episódios polêmicos, nos últimos meses. Após a ameaça de banimento nos Estados Unidos, em decorrência de um suposto vazamento de dados, uma pergunta começou a ser feita também em outros países: o aplicativo chinês vai sair do ar?
No Brasil, o rumor sobre “o fim” da rede social passou a circular entre os internautas, como consequência das discussões e tentativas de regulação que acontecem em outros lugares do mundo. Esse “fim”, inclusive, já teria até uma data marcada: o próximo dia 30 de junho.
Essa hipótese, no entanto, seria mera confusão. Tudo começou depois que a ByteDance, empresa dona do TikTok, anunciou no último dia 26 que tiraria um app do ar. A plataforma em questão, porém, não se trata do aplicativo de vídeos, mas do seu irmão de empresa, o Helo.
Esse aplicativo está disponível no Brasil desde 2018, tanto para Android quanto para iOS (iPhone). O Helo é uma rede social que mistura funções de Facebook com Pinterest. Ele possibilita, por exemplo, o compartilhamentos de textos, fotos, memes e faz links de publicações direto no WhatsApp.
Ele chegou a ficar entre as 10 redes mais baixadas da Google Play Store, em 2021, mas nem isso reanimou a ByteDance. No comunicado de despedida, a empresa agradeceu aos usuários, parceiros e equipe de funcionários pelo apoio, e informou o encerramento das atividades.
O que chama a atenção, antes da data final (30/6), é que o Helo já não está mais disponível para download nas lojas de app. Se você fizer a busca, seja na App Store ou na Google Play, não irá encontrá-lo mais.
Motivos?
A nota divulgada pela ByteDance foi bem sucinta e não informou os reais motivos que acarretaram o fim do aplicativo. O Helo já havia acumulado mais de 50 milhões de downloads ao redor do mundo.
A notícia de encerramento gerou enorme especulação no mercado tecnológico. Acredita-se que essa decisão está relacionada ao avanço do Lemon8, a nova rede social da companhia.
A plataforma está em fase de testes ainda, mas já vem conquistando adeptos no mundo inteiro. Vale destacar, porém, que ela ainda não chegou ao Brasil e não tem previsão de data para que isso ocorra.