Medida anunciada pode impactar grupo de trabalhadores com a retirada de atividades. Confira quais não farão mais parte do MEI.

Medida anunciada pode impactar grupo de trabalhadores com a retirada de atividades. Confira quais não farão mais parte do MEI.
Conforme os dados do Ministério da Economia, o microempreendedor individual (MEI) representa aproximadamente 70% das empresas em atividade em território nacional. Esse percentual corresponde a 14 milhões de profissionais ativos nessa categoria. Só em 2021, três milhões de cadastros de microempreendedores foram realizados no país.
A alternativa se tornou uma opção para muitos brasileiros que decidiram investir em empreendimentos. O processo para se formalizar se dá de modo descomplicado, mas uma das etapas é destinada à escolha de uma entre as 480 atividades autorizadas, conforme mostra Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Informações divulgadas recentemente apontam que o Governo Federal permitiu uma mudança nessa lista de atividades que possibilitam a atuação do profissional como MEI. Com a novidade, 34 delas já não fazem mais parte daquelas permitidas.
De acordo com o que foi divulgado, a tabela atual com as profissões autorizadas conta com 480 atividades, divididas entre 133 categorias. Algumas delas englobam comércio, transporte, prestação de serviços; no entanto, essa lista com as atividades podem acabar sofrendo variações, logo opções acabam sendo incluídas e outras excluídas.
Em 2023, algumas profissões foram retiradas da tabela, como fabricante de desinfetantes, banhista de animais domésticos e dedetizador. Confira!
Atividades excluídas do MEI 2023
Vale ressaltar que, quem pretende se formalizar, considerando alguma dessas atividades, ainda pode fazer o processo diretamente no Portal do Empreendedor, mas observando com atenção os requisitos e as orientações sobre a escolha da atividade.