Plataforma mudou política e solicita que os criadores de conteúdo especifiquem quando o material é elaborado por fã. Caso não sigam as novas normas, esses canais podem ser deletados.
O YouTube, que se consolidou como o maior site para assistir vídeos do mundo, está atualizando as suas políticas. A má notícia é que uma das categorias de criadores que pode ser afetada com as modificações é aquela cuja pessoa cria e posta um conteúdo tendo como base o material publicado originalmente por outra.
O formato atual destinado à administração de canais de fãs poderá passar por mudanças em breve, segundo aponta o portal Tecmundo. As novas políticas podem classificar esses tipos de vídeos como “falsa representação” e, assim, o dono do canal poderá até mesmo ter a sua conta deletada. Acompanhe mais detalhes ao longo do texto.
Uma das categorias que fazem sucesso entre os internautas na plataforma é formada pelos canais criados para homenagear artistas e influencers. Muitas vezes, esses criadores publicam trechos de entrevistas ou até mesmo vídeos originais completos. A mudança pretende afetar quem aproveita a situação para se passar pelos criadores.
Como vai funcionar a atualização da política no YouTube?
Com a novidade nas regras, a plataforma aplicará atualizações nas normas relacionadas à falsificação de identidade, onde os administradores desses perfis passarão a ter que indicar ao site que a conta é, de fato, de fã, logo não se trata do criador original.
A companhia detalha que os usuários donos dos canais que plagiarem a identidade geral de outro podem ter o perfil cancelado, ou seja, a conta excluída. Ainda é ressaltado que informações copiadas que levam os internautas a se confundir sobre qual canal é o verdadeiro, como foto de perfil ou capa, também pode possibilitar a exclusão.
As novas regras também destacam que os vídeos publicados por fãs terão que apresentar uma menção explícita, como uma mensagem indicando que o vídeo não representa o artista que está homenageando, por exemplo.
A previsão para que os canais de fãs passem a seguir as atualizações da política vai até o dia 21 de agosto deste ano, ou seja, esses usuários têm um prazo definido para se adequar à novidade. E caso isso não seja feito, é possível que os usuários possam ter essas contas excluídas sem uma notificação prévia da plataforma.