MundoPolítica

EUA ameaça Irã com interrupção de exportações de petróleo

Secretário de Energia, Chris Wright, deu declarações durante visita a Abu Dhabi

Nesta sexta-feira (11), o secretário de Energia dos Estados Unidos, Chris Wright, disse que o governo americano está avaliando a possibilidade de interromper as exportações de petróleo do Irã. Ele deu declarações durante visita a Abu Dhabi.

A medida seria parte de um plano para pressionar Teerã sobre seu programa nuclear.

Wright disse à agência Reuters que os aliados do Golfo dos EUA estão “extremamente preocupados com um Irã movido a energia nuclear”. Ainda segundo ele, os aliados americanos compartilham o interesse do governo Donald Trump em fazer com que um acordo seja fechado o mais breve possível.

Os EUA e o Irã farão negociações, a partir deste sábado (12), em Omã. Autoridades de Teerã irão se reunir com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, Steve Witkoff.

Ali Shamkhani, conselheiro sênior do líder supremo Ali Khamenei, afirmou nesta sexta-feira que o Irã está disposto a chegar a um consenso. Porém, ele disse que é necessário um acordo “real e justo”.

Os grandes líderes ocidentais suspeitam que o Irã deseja adquirir armas nucleares, mas Teerã rejeita as acusações e diz que suas atividades nucleares se limitam ao setor civil. As informações são do G1 e do Poder360.