Estudo: Cocaína pode gerar até R$ 335 bilhões para facções no Brasil
Dados foram divulgados nesta terça-feira
Facções criminosas do Brasil podem faturar até R$ 335 bilhões com cocaína. O valor equivale a 4% do PIB do país em 2021.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (25). Eles constam em um levantamento da Esfera Brasil em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O estudo se baseou em informações do escritório da ONU para Crimes e Drogas. A pesquisa diz que o valor que seria alcançado se a substância que passa pelo país fosse exportada para a Europa.
O Brasil tem 72 organizações criminosas diferentes. As mais conhecidas são o Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem grande influência nas fronteiras com Paraguai e Bolívia, e o Comando Vermelho (CV). As duas estão em processo de expansão internacional.
Segundo o documento Segurança Pública e Crime Organizado no Brasil, pelo menos 21 atividades legais e ilegais com fluxos ilícitos que passam por regiões brasileiras.
O documento afirma ainda que o o combate ao tráfico é ineficaz.
– Não há coordenação federativa capaz, técnica e juridicamente, de integrar informações e otimizar o combate às organizações criminosas.
Enquanto o PCC tem uma influência grande nas regiões centro-oeste e sul do país, o Comando Vermelho atua nas regiões sudeste, Norte e nordeste. As informações são da Folha de S. Paulo.