Estudo aponta alimento saudável que pode causar queda de cabelo. Veja
Pesquisa feita para associar a alimento ao controle da manifestação de cânceres acabou encontrando nele uma causa de queda de cabelo
Uma pesquisa publicada recentemente na revista científica Cell Reports descobriu por acaso a relação entre um alimento saudável e a queda de cabelo. O óleo de peixe, considerado um suplemento recomendado para a alimentação, acabou se revelando um causador de calvície.
Inicialmente, os pesquisadores buscavam analisar dietas ricas em gordura com o objetivo de identificar qual tipo de gordura poderia promover o crescimento de tumores cancerígenos. No entanto, eles não esperavam descobrir os efeitos desses alimentos na ocorrência da calvície.
Durante a fase de testes, os pesquisadores submeteram três grupos de camundongos a diferentes dietas: óleo de peixe, óleo de palma e uma dieta normal. Após algumas semanas, os ratos que consumiram a dieta rica em óleo de peixe começaram a apresentar perda de pelos nas regiões das costas. Essa observação despertou o interesse dos pesquisadores, e por isso eles aprofundaram a investigação.
Como funciona a queda de cabelo por influência do óleo de peixe?
Através do uso da técnica de fluorescência, os pesquisadores conseguiram rastrear o percurso da gordura dentro do corpo dos roedores. Assim, eles constataram que o ômega-3, presente no óleo de peixe, se acumula na pele desses animais.
Ao se depositar na derme, o óleo desencadeia uma resposta de citocinas e estimula o sistema imunológico, desencadeando um processo de morte das células foliculares. A consequência é a queda dos fios.