Estes são os 10 alimentos mais saudáveis do mundo – e a maioria deles nunca comemos
Um estudo mostra que alguns alimentos são mais saudáveis do que outros. Você pode descobrir aqui quais 10 deles devem estar em nossos pratos regularmente
Quando se trata de uma alimentação saudável, estamos familiarizados com as regras comuns. O ideal é consumir frutas e vegetais cinco vezes ao dia, juntamente com carboidratos saudáveis provenientes de grãos integrais, proteínas e ácidos graxos insaturados de alta qualidade.
Mas quais alimentos nos ajudam a suprir nossas necessidades de nutrientes de fato? Pesquisadores conduziram um estudo e elaboraram uma lista que mostra quais alimentos são os mais saudáveis. O interessante é que nenhuma fruta aparece entre os dez primeiros alimentos.
O que foi investigado no estudo
Os pesquisadores da Universidade William Paterson, em Nova Jersey, nos Estados Unidos, analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos. Mais especificamente, eles verificaram a concentração de 17 nutrientes essenciais nos alimentos estudados. Eles compararam essa proporção de nutrientes, como vitamina A, B12 ou fibras, com a quantidade de calorias. Quanto maior esse valor, mais saudável é o alimento. Surpreendentemente, apenas um alimento conseguiu fornecer 100% dos nutrientes diários necessários em 100 calorias. Em breve você descobrirá qual é esse alimento e quais outros estão entre os dez primeiros.
Estes são os alimentos mais saudáveis: Os dez primeiros
Entre os dez primeiros, não há frutas, mas apenas vegetais verdes. Todos eles têm em comum o fato de serem pobres em calorias e, ao mesmo tempo, ricos em nutrientes.
No primeiro lugar está a já famosa agrião-d’água, que poucos conhecem, mas que é rica em vitamina C, vitamina A, ferro, cálcio, potássio e magnésio, além de muitos antioxidantes. Outros benefícios: de acordo com o estudo, ela tem propriedades expectorantes e alivia doenças respiratórias, além de agir como desintoxicante e purificador do sangue.
No segundo lugar está a couve-chinesa. Quem a consome já supre um quarto da necessidade diária de vitamina C com apenas 100 gramas. Além disso, a couve-chinesa contém uma quantidade significativa de proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade.
No terceiro lugar está a acelga. Ela contém, entre outros nutrientes, uma quantidade significativa de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de betacaroteno, que é precursor da vitamina A. A acelga também é rica em minerais como magnésio, ferro e cálcio.
O quarto lugar deve ser surpreendente: aqui, não é a própria beterraba vermelha que está classificada, mas sim as folhas da beterraba vermelha. As folhas verdes contêm até mais betacaroteno e cálcio do que o próprio tubérculo. Além disso, elas também contêm outros minerais e vitaminas.
Que o espinafre é saudável e fortalece o corpo, todos aprendemos desde crianças. Ele ocupa o quinto lugar no estudo, graças à abundância de nutrientes que são semelhantes aos da acelga, mas um pouco menos concentrados. Estes nutrientes incluem vitaminas do complexo B, vitamina C, betacaroteno e uma variedade de minerais.
A chicória é o sexto alimento mais saudável, que se destaca pela abundância de fibras que proporcionam saciedade prolongada e regulam a função intestinal. Além disso, ela é rica em potássio, ácido fólico, zinco, bem como vitaminas A, B e C.
Mesmo que as folhas de alface consistam em até 95% de água, a maioria das variedades também contém betacaroteno, vitaminas do complexo B, folato e vitamina C. No entanto, o teor desses nutrientes pode variar, sendo que a rúcula e a salada de campo são as vencedoras. Assim, as folhas de alface ocupam o sétimo lugar.
A salsinha ocupa o oitavo lugar e vai além de ser apenas um enfeite ou tempero. Ela também pode ser facilmente cultivada em casa! Ela contém vitaminas do complexo B, betacaroteno como precursor da vitamina A, vitamina E, além de ácido fólico e vários minerais.
A alface-romana, também conhecida como alface-romana, também faz parte dos superalimentos do estudo e ocupa o nono lugar devido ao seu alto teor de beta-carotenoides, vitaminas do complexo B, ácido fólico e minerais.
O repolho de folhas, também conhecido como couve, conseguiu chegar ao décimo lugar entre os dez primeiros. Ele contém uma quantidade elevada de vitamina C, além de vitamina A, D, E e K. Além disso, o repolho de folhas também é rico em potássio e outros minerais.
Nova pesquisa: Os 10 principais alimentos mais saudáveis em resumo
Top 10 alimentos mais saudáveis: Pratos com vegetais de folhas verdes
Muitos vegetais da lista dos 10 alimentos mais saudáveis são adequados para uso em saladas, como cobertura, em mergulhos ou coalhadas de ervas, ou em pratos asiáticos. Além disso, uma ótima opção é começar o dia de forma ideal e reabastecer os nutrientes com um smoothie verde pela manhã, adicionando o maior número possível de vegetais vencedores.
Para aqueles que acham o sabor desses vegetais muito intenso, é claro que também podem adicionar frutas. Só porque elas são mencionadas mais abaixo na lista ou não estão presentes, não significa que frutas como maçãs ou peras não sejam saudáveis. Apenas não são tão ricas em nutrientes como outras opções. Aliás, o limão é considerado a fruta mais saudável, ocupando o 28º lugar. Mas com certeza morangos (30º lugar), laranjas (33º lugar) ou amoras (38º lugar) devem deixar o smoothie mais doce e saboroso.