Usuários do país não conseguem mais acessar rede social
Usuários do país não conseguem mais acessar rede social
O TikTok foi oficialmente bloqueado nos Estados Unidos neste domingo (19). Os usuários do país não conseguem mais acessar a plataforma, que aparece como fora do ar. A suspensão acontece por causa de uma lei que obrigada a rede social a vender suas operações a um não chinês.
O bloqueio aconteceu logo após a meia-noite. Diversos usuários reportaram que não estavam conseguindo acessar a plataforma e o TikTok enviou um comunicado a eles, avisando que o site ficaria indisponível no país devido a legislação.
A lei em questão chegou a ser analisada pela Suprema Corte dos Estados Unidos, que entendeu que ela não viola a Constituição estadunidense. A Corte chegou a reconhecer a relevância da rede social e o número expressivo de adeptos, mas informou que optou por priorizar a “segurança nacional”.
Para o congresso dos Estados Unidos, por se tratar de um site chinês, o TikTok pode presentar “riscos” para a segurança do país por causa da ligação com a China.
Sobre o assunto, o presidente eleito Donald Trump afirmou que tomará uma decisão sobre a operação da rede social em seu país após a sua posse, que acontecerá nesta segunda-feira (20).